Jogos Olímpicos de eSports estão nos planos do Comitê Olímpico Internacional (COI)

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, mencionou neste sábado (14), em evento oficial da instituição, que pediu estudos para a a criação de Jogos Olímpicos de eSports. Bach citou que deseja impulsionar os jogos eletrônicos, que estariam, no momento, em um começo promissor. Segundo o presidente do COI, jogos eletrônicos são “como qualquer outro esporte”.

No Brasil, a discussão sobre os eSports figurarem como modalidade esportiva tem aumentado à medida em que a modalidade mostra crescimento no número de adeptos e movimenta cada vez mais a economia. Na última sexta-feira (13), em São Paulo, teve início a maior edição do Brasil Game Show, a maior feira de eSports da América Latina, com 50 mil visitantes diários. O ministro do Esporte, André Fufuca, esteve presente para acompanhar as atividades dos mais de 400 estandes da feira e conversar com empresários e praticantes. Somente neste ano, segundo o ministro, os jogos eletrônicos devem movimentar R$ 1 trilhão em todo o mundo.

No evento, o ministro defendeu a regulamentação dos esportes eletrônicos no Brasil. “Nós queremos ajudar o parlamento na discussão sobre os jogos eletrônicos, atuando sem preconceitos em relação o setor. Temos que aprofundar nosso conhecimento sobre os eSports para não perdermos a oportunidade que outros países já estão aproveitando. Não temos nada a perder, muito pelo contrário”, salientou Fufuca.

Há no parlamento, atualmente, Projeto de Lei que visa à definição da prática esportiva eletrônica e seus objetivos gerais. Fufuca diz que o Governo Federal é sensível à pauta da regulamentação da atividade. “Estamos falando de geração de emprego e renda, de capacitação profissional, de expansão de mercados e conhecimento”, analisa o ministro.

Os planos brasileiros para os eSports contemplam também a criação de uma estrutura específica para a modalidade no Ministério do Esporte. De acordo com o ministro, essa estrutura, que pode ser uma diretoria, “dará um sinal claro para os praticantes, para o mercado, e para toda a cadeia dos jogos de que o Governo Federal está atento e trabalha para regulamentar o setor e fomentar seu crescimento e sustentabilidade”. O ministro salienta que é preciso fortalecer a temática e auxiliar na construção de um marco legal que dê tranquilidade de ação a todos os envolvidos, principalmente para as empresas, que até hoje não têm total segurança jurídica em suas atuações.

Ministério do Esporte

By Portal Arrasta pra cima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Pular para o conteúdo