A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) realizam pela primeira vez no Estado, o curso nacional de Atendimento às Crianças e Adolescentes em Situação de Violência. As atividades começaram nesta segunda-feira (16/10), e se estendem até sexta-feira (20/10), na sede do Instituto Integrado de Ensino (IESP), zona sul de Manaus.
Coordenado pelo Ministério da Justiça, o curso voltado para atendimento às crianças faz parte da ação de conscientização do Governo Federal. Ao todo, 33 servidores das forças de segurança do Amazonas participam da atividade.
“O foco do Governo Federal é essa população que é excluída naturalmente da sociedade, crianças e adolescentes vítimas de violência. A população ribeirinha é distante da capital e qualificando a Polícia Civil e Polícia Militar, podemos atender melhor esse público”, disse o coordenador do curso, sargento Cartilho.
Para a professora Nivea Valença, que veio do Rio de Janeiro ministrar o curso no Amazonas, a iniciativa é importante para que os profissionais da segurança tenham a capacitação necessária para lidar com as crianças vítimas de violência. Segundo ela, é importante discutir o tema de forma mais aprofundada com os servidores.
A investigadora da Polícia Civil do Amazonas, Priscila Brasil, falou sobre a importância dessa capacitação para os servidores que atendem o interior do Estado.
“Esse curso tem uma temática muito abrangente, então, eu, por exemplo, que sou lotada no interior do Estado do Amazonas. A gente lida com todas as diversas temáticas, principalmente com públicos vulneráveis e esse atendimento é de suma importância” afirma a investigadora.
O coordenador do curso, sargento Cartilho, informou que Manaus foi a terceira cidade escolhida para receber o curso, após um estudo realizado pelo Ministério da Justiça. Outras edições do curso serão realizadas anualmente na capital.
Agência Amazonas