Um grupo de aproximadamente 50 alunos finalistas da Escola Estadual Karla Patrícia Barros de Azevedo, localizada no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus, participou, nesta segunda-feira (16), do projeto “Suframa nas Escolas”. Idealizado e coordenado pela Suframa, o programa oferece palestras informativas com o objetivo de compartilhar informações sobre a Suframa e a Zona Franca de Manaus (ZFM) com os estudantes do terceiro ano do ensino médio em escolas estaduais de Manaus. O propósito é destacar a importância de ambas para a região e para o país nos aspectos econômico, social, ambiental e tecnológico.
Durante a palestra, ministrada pela engenheira de Operações da Suframa, Camilla Carneiro, os alunos receberam informações sobre a criação da ZFM e da Suframa, assim como os polos industrial, comercial e agropecuário associados ao modelo ZFM. Camilla ressaltou que o alcance do modelo vai além do Polo Industrial de Manaus (PIM). “Com um cadastro na Suframa já existe uma série de benefícios na aquisição de insumos para empresas que vão além da indústria, como um salão de beleza, uma borracharia ou um mercadinho”, exemplificou.
Além disso, a engenheira apresentou uma variedade de produtos fabricados no PIM, ilustrando como o polo influencia o dia a dia não apenas de Manaus, mas de todo o Brasil, por meio de itens como televisores, smartphones, bicicletas e canetas. A palestra abordou também os projetos de desenvolvimento regional e de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em toda a área de atuação da Suframa, que engloba os seguintes estados: Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá.
Para facilitar a compreensão dos temas, os alunos tiveram acesso a vídeos e exposições de slides, além de participar de uma breve gincana para consolidar o conteúdo apresentado. O feedback dos alunos foi positivo, com Leônidas Souza de Lima, 18, expressando admiração pela diversidade de investimentos da Zona Franca de Manaus na Amazônia. “Me chamou atenção como ela ajuda diariamente no nosso dia a dia de forma não direta, como nos investimentos em medicamentos que palestrante deu exemplo do remédio para diabetes”, afirmou.
Da mesma forma, Guilherme César Lira, 19, destacou a relevância da palestra ao oferecer dados sobre empregos e setores com demanda de mão de obra. “Eu gostei porque aprendi várias coisas sobre o mercado de trabalho. Tenho o sonho de ser empreendedor e me ajudou muito nessa questão”, disse.
Em relação a possíveis críticas à Zona Franca de Manaus, os alunos foram unânimes em defender sua importância e incentivaram uma busca por mais informações sobre o impacto positivo que a Zona Franca gera para suas vidas e para a região.
O projeto Suframa nas Escolas será levado a mais quatro escolas até o fim do ano, totalizando dez instituições em 2023. A próxima edição está agendada para o dia 20 de outubro, na Escola Estadual Teresinha Almeida da Silva, no Alvorada 2, zona Centro-Oeste de Manaus.