Ramal contará com dez galerias para evitar interdição no período de cheia dos rios
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), deu início à pavimentação do ramal da Cabeceira do Purupuru, localizado na zona rural do município do Careiro Castanho ( distante 88 quilômetros de Manaus).
Com investimento no valor de R$ 18 milhões, essa é mais uma importante obra de mobilidade e infraestrutura viária construída pelo governo no interior, e que já alcançou 60% de execução.
Situado no KM 22 da BR-319, o ramal possui 8,71 quilômetros de extensão e está com três frentes de trabalho distintas. Ao todo já foram executados 2,5 quilômetros com a primeira capa asfáltica; foram concluídos 4,5 quilômetros de sub-base; e outros oito quilômetros de base encontram-se prontos para receber a imprimação e a primeira camada de asfalto.
Galerias
Entre os serviços executados na Cabeceira do Purupuru está a construção de dez obras em pontos estratégicos ao longo do ramal, para evitar a interdição do tráfego na via em período de cheia, uma vez que as ruas ficavam cobertas pelas águas. Desse total, seis já foram concluídas e quatro estão em andamento.
Além disso, estão sendo executados os serviços de elevação do greide, ou seja, da altura da pista, em áreas específicas, para garantir a trafegabilidade em todas as estações do ano.
De acordo com o secretário de estado de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima, a obra levará muitos benefícios aos moradores do ramal. “Estamos trabalhando para que essas obras beneficiem os produtores e suas famílias possam crescer economicamente, gerando desenvolvimento a toda a comunidade.”, destacou.
Situado na região do Rio Negro-Solimões, o município do Careiro Castanho, que integra a região Metropolitana de Manaus, conta com uma população de 30.792 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao Censo de 2022.