A programação envolve palestras e roda de conversa com os grupos de convivência dos centros junto à comunidade
A Campanha Novembro Azul, o Dia da Consciência Negra (20/11) e o Dia Internacional para Eliminação da Violência contra as Mulheres – Início dos 16 dias de ativismo contra violência de gênero, fazem parte das ações programadas para serem tratadas, neste mês, nos Centros Estaduais de Convivência da Família e do Idoso (Ceci), mantidos pelo governo do Amazonas, sob o comando da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas).
A programação envolve palestras e roda de conversa com os grupos de convivência dos centros, junto à comunidade onde estão inseridos, sobre o autocuidado da população masculina, destacando a necessidade de cuidar do corpo e da mente. A campanha Novembro Azul incentiva os homens a cuidarem da sua saúde e enfatiza que o diagnóstico precoce do câncer pode salvar vidas. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Amazonas deve registrar 570 novos casos de câncer de próstata em 2023.
Os sete aparelhos públicos vão tratar, também, sobre os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, uma campanha anual e internacional, que começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, alertando sobre a questão de maus-tratos, feminicídio, com a entrega de panfletos sobre os temas abordados.
Outro tema a ser tratado nos centros de convivência é o Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, com oficinas sobre a valorização da Cultura Afro, com apresentação de grupos de capoeira. Os centros realizarão também gincanas interativas e oficinas em tecidos, confecção de panetone, chocotone e de biscoitos personalizados.
Programação
Centro Estadual de Convivência Família Maria de Miranda Leão – Alvorada
07/11 – Abertura do Novembro Azul, com a presença dos usuários da manhã e da tarde, com o aulão de ritmos, no salão multiuso, das 8h às 16h. No mesmo dia das 15h às 16h, haverá dinâmica com Grupo de Convivência Alegria sobre a campanha.
09/11 – Gincanas Interativas com vídeo do Grupo de Convivência Bem Viver sobre a Campanha do Novembro Azul, das 15h às 16h.
13/11 – Piquenique com os usuários do Grupo de Convivência Bem-Estar e Pilates, sobre a campanha do Novembro Azul, na Ponta Negra, das 15h às 16h.
14/11 – Painel Interativo sobre a Saúde do Homem nos Grupos de Convivência Estimulando a Memória e Mais Ativo, das 9h às 10h30.
21/11 – Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o centro vai realizar várias programações sobre a valorização da Cultura Afro. Na parte da manhã haverá uma Palestra do Instituto Afro da Amazônia com musicalidade, das 9h30 às 15h. Na parte da tarde haverá uma oficina sobre a Cultura Afro Brasileira no Grupo de Convivência Alegria, das 15h às 16h.
23/11 – Será realizada uma Roda de Conversa com Grupo de Convivência Acolher com Amor (pilates) sobre a campanha do Novembro Azul, das 9h30 às 10h30.
27/11 – A palestra do Instituto ‘As Manas’ visa celebrar o Dia Internacional para Eliminação da Violência contra as Mulheres – Início dos 16 dias de ativismo contra violência de gênero, das 15h às 16h.
Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola – Cidade Nova
07 a 10/11 – Como parte da campanha Novembro Azul, haverá uma Roda de Conversa “Alerta para importância do diagnóstico contra o câncer de próstata”, com a equipe do psicossocial, mostra de músicas no hall do centro de convivência e no Cine Teatro, respectivamente, às 9h, 14h e 15h.
14/11 – Dinâmica com idosos sobre o tema árvore genealógica com a equipe do psicossocial, no hall do centro, às 9h. Às 10h terá uma oficina sobre o Dia do Cinema com crianças PCDs.
16/11 – Palestra com o tema Dandara Movimentos das Mulheres Negra Brasileira.
21/11 – Roda de conversa e panfletagem sobre a Consciência Negra com a equipe técnica do Mais Vida e Psicossocial, às 9h.
23/11 – Oficina sobre a Consciência Negra com a equipe do psicossocial, às 9h.
24/11 – Aniversário do CECF Padre Pedro, às 18h.
27/11 – Campanha 16 dias de ativismo “ Violência contra mulher”, com panfletagem e palestra com a equipe do psicossocial, às 9h e às 16h.
28/11 – Palestra “Feminicídio, não quero ser a próxima”, com a palestrante do psicossocial, além de atividade com as crianças sobre formas geométricas, das 9h às 10h.
29/11 – Mostra de danças típicas com os técnicos da Secretaria de Cultura e psicossocial, às 18h.
30/11 – Aulão de sensibilização da população feminina contra os maus-tratos, às 9h. Na parte da tarde será feito o encerramento do Novembro Azul e aniversariantes do mês usuários do centro, às 17h.
Centro Estadual de Convivência do Idoso – Ceci
07/11 – Abertura da Campanha Novembro Azul com objetivo de sensibilizar servidores e colaboradores sobre a importância da Campanha na Prevenção a Saúde do Homem. (Foto no painel temático), das 10h às 14h. A campanha será disseminada durante o mês, no salão central.
08/11 – Sensibilização e realização de palestra sobre câncer de próstata pela Campanha Novembro Azul, com exibição de vídeo informativo, testes rápidos e dinâmicas, das 8h30 às 12h.
10/11 – Tarde cultural, com realização do Baile do Halloween, com objetivo de promover diversão, entretenimento e alegria aos usuários; incentivo ao empreendedorismo, das 14h às 17h.
14/11 – Promover o autocuidado da população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Para tanto, serão realizados serviços de barbearia, esmaltação, massoterapia, alongamento e ginástica de ritmos, consulta médica, vacinação, teste rápido, teste de glicemia, aferição de PA, das 9h às 12h.
16/11 – Dia Internacional para Eliminação da Violência contra as Mulheres (16 dias de ativismo), com a realização de palestras, debates e panfletagem, objetivando alertar a sociedade sobre o feminicídio e as diversas expressões de violência e maus tratos as mulheres, violências de gênero e violência financeira à mulher idosa. A Dr. Débora Mafra, da Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI), vai tratar sobre o tema numa palestra, no salão central. Vau haver ainda uma panfletagem na frente do Ceci e na Feira de Aparecida, das 9h às 17h.
17/11 – Realização do Baile do Ceci com objetivo de promover diversão, entretenimento e alegria aos usuários, além da feira como incentivo ao Empreendedorismo, no salão central, das 14h às 17h.
21/11 – Realização da Sensibilização em alusão ao Dia da Consciência Negra, com valorização da cultura Afro Descendente, com convidados do Grupo de Capoeira e Sra. France Junior com grupo de Teatro do Movimento de Mulheres, das 9h às 11h.
21 e 24/11 – Realização de Oficina de artigos natalinos, realizada em parceria com o Cetam (realizará para o público em geral com Inscrição para os interessados) e a FUnATI (será realizado nos Grupos de Convivência). A produção dos enfeites natalinos será apresentada no Feirarte do dia 24/11, na Sala de Artesanato e Sala Multiuso I, das 8h às 12h e das 14h às 16h.
24/11 – Tarde Cultural, Realização do Baile do Ceci com o Simpósio de Dança (Simdance), com apresentações natalinas, coral, teatro, música) e o Feirarte, com exposição de produtos artesanais, como estímulo ao empreendedorismo, no salão central, das 14h às 17h.
29/11 – Aulão de Ritmos com sensibilização sobre a Campanha Novembro Azul, realizada por uma técnica de referência do psicossocial, no salão central, às 9h.
Centro de Convivência Família Magdalena Arce Daou – Santo Antonio
17/11 – “Cuidando de Quem Cuida”, é tema da Campanha Novembro Azul, desenvolvida pela equipe de colaboradoras, com objetivo de atender ao público masculino, tanto os que frequentam o centro como a comunidade. Serão oferecidos serviços como: momento de alongamento, momento de sensibilização e prevenção ao cuidado da saúde do homem, jogos masculinos (sinuca, futmesa e domino) e no final um café da manhã compartilhado, no hall do Magdalena, das 8h às 12h.
22/11- Programação pelo Dia da Consciência Negra, sobre a valorização da Cultura Afro Descendentes com a equipe Itinerante Afro Descendente, que estará realizando apresentação de capoeira, confecções de tranças e penteados afros e desfiles de turbantes. A atividade será oferecida para o público do centro, no hall de entrada, das 8h às 12h.
27/11 – O Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra às Mulheres, será celebrado com palestras e debates sobre o assunto com o público participantes dos grupos, usuários e comunidade. A programação conta com a participação da Delegacia da Mulher e será realizada no hall de entrada, das 8h às 12h.
Centro Estadual de Convivência Família 31 de Março – Japiim
08/11 – Oficina de Biscoito Personalizado, na sala multiuso, das 9h às 10h,
10/11 – Oficina de Pintura em Tecido – Customização de Guardanapos com o Grupo de Convivência Vida e Saúde, tendo como responsável Janete Afonso, na área de convivência, das 8h às 9h.
10/11 – Passeio no Sítio 3 irmãos, com o Grupo de Convivência Vida e Saúde, das 8h às 16h.
13/11 – Oficina de Panetone e Chocotone, em parceria com o Centro de Cetam, das 14h às 15h.
17/11 – Visita ao Teatro Amazonas com o Grupo de Convivência Florescer, das 14h às 17h.
22/11 – Programação sobre o Dia da Consciência Negra, com Roda de Conversa com a Palestrante: Assistente Social Marília Cristina de Sousa e Oficinas, das 14h às 15h.
27/11 – Oficina de Hambúrguer Artesanal para Mulheres Empreendedoras, Sala Multiuso das 14h às 15h.
29/11 – Encerramento do Novembro Azul, com Aulão de Ritmos, na quadra, das 8h às 10h.
29/11 – Uma Roda de Conversa para celebrar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres – início dos 16 dias de ativismo Palestrante: Assistente Social Maria Lidiane Araújo Soares, na Área de Convivência, das 14h às 15h.
Centro Estadual de Convivência Família “André Araújo’- Raiz
08/11 – Palestra com o Especialista Paulo Sérgio, com o tema, Saúde do Homem, na sala Multiuso, às 14h.
10/11 – Passeio Externo com o Grupo de Idosos no ASSIMPA, às 9h.
17/11 – Um aulão vai marcar a programação especial ao Dia Nacional da Consciência Negra com o tema: Reparação Racial e Direitos Humanos, na quadra, às 9h.
21/11 – Memorial da Gratidão, confecção e exposição de painel com as memórias de gratidão dos usuários do CECF André Araújo, na quadra, às 9h.
22/11 – 1° Torneio Troféu André Araújo: Vôlei com os alunos do Projeto Mais Vida em alusão ao aniversário do Centro. Arrecadação de Alimentos, na quadra, às 14h.
23/11 – 1° Torneio Troféu André Araújo: Futsal e tarde recreativa para as crianças e adolescentes em alusão ao aniversário do centro. Arrecadação de Alimentos, na quadra, às 14h.
24/11 – Baile: Tempo de Florescer em alusão ao Aniversário do André Araújo, Atração Musical ; Apresentação dos Grupos de Convivência ; Show de Calouros ; Desfile Miss André Araújo ; Comidas Típicas, na quadra, às 18h.
27/11 – Uma palestra vai marcar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres: Palestrante da Procuradoria da Mulher, sala Multiuso, às 14h.
Centro Estadual de Convivência Família Teonizia Lobo – Mutirão
09/11 – Realização de uma roda de conversa para celebrar a Campanha Novembro Azul, com um profissional da área da saúde da UBS Fátima Andrade, abordando a prevenção do câncer de próstata com os usuários do CECF, no Auditório do centro às 19h.
10/11 – Roda de conversa com os professores de Educação Física e Fisioterapeutas, abordando o tema: Se exercitar faz bem, destacando a importância do exercício e prática esportiva, no salão multiuso, às 8h.
17/11 – Palestra com os usuários da atividade esportiva Futsal com a temática: O Esporte Salva Vidas, com educadores físicos, no salão multiuso do CECF, às 13h.
21/11 – Realização de uma roda de conversa abordando a temática e apresentação de uma Roda de Capoeira do Projeto formando Cidadão aos usuários do CECF, das 8h às 9h30.
22/11 – Realização de Ação de Saúde com atendimento com Clinico Geral, teste rápido, vacinação e distribuição de informativos como parte das comemorações do Novembro Azul, das 8h às 14h.
23/11 – Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, com a realização de uma roda de conversa e apresentação de um vídeo abordando a temática com os usuários do centro, às 8h.
29/11 – Realização de um aulão recreativo de ritmo, com dinâmicas em alusão Novembro Azul, no salão multiuso, às 9h.