Em Brasília, a diretora- presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim, participa da 2ª Reunião de Dirigentes de Vigilância em Saúde. O evento iniciou na segunda-feira (06/11) e termina nesta terça-feira (07/11), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
Durante a abertura, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA/MS), Ethel Maciel, agradeceu a presença dos representantes dos estados e municípios.
“É muito bom saber que nós estamos juntos, na construção de um diálogo colaborativo, pois são vocês que conhecem a realidade local e assim, podemos implementar estratégias mais específicas e com melhores resultados para vigilância em saúde no país”, disse a secretária da SVSA, Ethel.
Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a reunião visa continuar o planejamento estratégico com os estados e municípios a respeito do fortalecimento da vigilância em saúde para o Sistema Único de Saúde (SUS) no país.
“Temas como a Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde, Iniciativas para o fortalecimento da epidemiologia nos serviços de saúde, Desafios do plano de adaptação às mudanças climáticas do setor saúde, são pautas atuais e essenciais para subsidiar os gestores na tomada de decisão em seus territórios”, avaliou a diretora da FVS-RCP, Tatyana.
O evento contou também, com a presença do presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) do Amazonas, Manuel Barbosa.
Além da reunião dos Dirigentes de Vigilância em Saúde, também ocorreu simultaneamente, a reunião com os Diretores de Laboratórios de Saúde Pública, e teve a participação da diretora do Lacen da FVS-RCP, Ana Ruth Arcanjo.
As reuniões, são pré-evento, da 17ª edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (ExpoEpi), que ocorre entre os dias 7 a 10 de novembro.