Fundação Cesgranrio acompanha aplicação das provas do Sadeam no Amazonas

Instituição representa o consórcio responsável pela consultoria e aplicação das provas do Sadeam no Amazonas

Uma comitiva formada por representantes da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, acompanhada de um representante da Fundação Cesgranrio, acompanhou, em Manaus, nesta terça-feira (07/11), o segundo dia de aplicação das provas do Sistema de Avaliação de Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam) nas escolas da rede estadual. Em todo o estado, mais de 60 mil alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, da rede pública de ensino, estadual e municipal, realizarão as provas.

No dia de hoje, a secretária de estado de educação e desporto escolar, Kuka Chaves, acompanhada do representante da Fundação Cesgranrio, Alexandre Santos, estiveram em duas escolas. A fundação representa o consórcio responsável pela consultoria e aplicação das provas do Sadeam no Amazonas. 

“Assim como na capital, hoje, entramos para o segundo dia de provas do Sadeam. E estamos aqui com a Cesgranrio acompanhando mais esta etapa. Ao final do processo, as informações fornecidas pelo Sadeam, servirão para contribuir com a gestão pública estadual do Amazonas”, destacou a secretária de educação, Kuka Chaves.

A Cesgranrio é, também, atuante na avaliação sistematizada da educação infantil, com o objetivo ético de prestar contas aos pais e a sociedade de forma ampla e, também, fornecer aos profissionais das escolas subsídios para acompanhar e melhorar o ensino.

Realizado desde o ano de 2008 pelo governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, o Sadeam possibilita um diagnóstico do desempenho individual e coletivo dos estudantes, oferecendo subsídios para uma gestão de qualidade na educação básica.

De acordo com o representante da Fundação Cesgranrio, Alexandre Santos, a aplicação da avaliação sistematizada para a educação infantil do Amazonas é modelo para os outros estados. Segundo Santos, a fundação apoiou a Secretaria de Educação, em todas as fases do processo, desde a revisão do conteúdo, apoio nos trâmites burocráticos e, agora, no acompanhamento da aplicação das provas. 

“Assim como no Amazonas, a Cesgranrio está corroborando com o processo de avaliação em outros estados, como Santa Catarina e Pará, que realizam processos semelhantes a esta avaliação do desempenho educacional aqui no estado”, destacou o consultor. 

Corroborando com a qualidade do ensino local e impulsionando a rede pública a buscar resultados cada vez mais satisfatórios, a Secretária de Educação vem preparando as escolas desde o ano passado, com mini simulados e provas da Avaliação de Verificação de Aprendizagem do Amazonas (Avam), utilizando os mesmos descritores do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Preparação Sadeam

Para assegurar o sucesso da aplicação das provas em todo o Amazonas, a Secretaria de Educação e Desporto Escolar, além de capacitar 11 supervisores e 83 multiplicadores, que são responsáveis pela condução da aplicação das provas para os municípios do estado, confeccionou e compartilhou junto às escolas e Coordenadorias Distritais, materiais instrutivos referentes à organização e a aplicação das provas. Neste ano, a 16ª edição do Sadeam foi dividida em dois dias, sendo o primeiro voltado para a Língua Portuguesa e o segundo para a Matemática.

Ao todo, mais de 60 mil alunos do 2º ano do Ensino Fundamental realizaram as provas, em escolas públicas municipais e estaduais, das quais 231 pertencem à rede estadual de ensino tanto na capital. 

Visitas às Escolas  

Acompanhado da comitiva da Secretaria de Educação, o representante da Cesgranrio acompanhou o segundo dia do Sadeam nas Escola Estadual (EE) Isaac Benayon Sabbá, na zona oeste, e Escola Estadual (EE) Estadual Benício Leão, na zona sul.

A gerente de Avaliação e Desempenho, da Secretaria de Educação, Nelyzabel Menezes, acrescentou que a garantia do sucesso na aplicação das provas, envolveu todo um planejamento em larga escala.

“Nós tivemos três aplicações da Avaliação de Aprendizagem (Avam) durante o ano, e também produzimos o caderno de apoio ao estudante e ao professor onde preparamos os nossos alunos para essa aplicação.” explicou a gerente.

A Avam integra o programa “Hora de Avaliar”, do Governo do Amazonas, e busca a melhoria da qualidade da educação do Amazonas. Ao longo do ano, foram três aplicações junto aos estudantes. A primeira no mês de abril, com a função de diagnóstico, a segunda no mês de julho e a terceira em setembro, ambas com a função preparatória para os exames nacionais como Sadeam, Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), além dos vestibulares.


Descubra mais sobre Portal Arrasta pra Cima

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

By Portal Arrasta pra cima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts