Demanda de energia elétrica bate recorde e ultrapassa os 100 GW

Onda de calor e atividade econômica são as principais causas do pico de consumo no Sistema Interligado Nacional

Dados divulgados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nessa segunda-feira (13/11), apontam que o Sistema Interligado Nacional (SIN) ultrapassou 100 GW de consumo, tendo atingindo o valor de 100,9 GW por volta das 14h30. Este valor representa recorde de demanda máxima instantânea, superando a marca anterior de 97,7 GW, registrado em setembro de 2023. Veja aqui o relatório.

De acordo com o Operador, naquele momento, o atendimento à carga estava sendo realizado por meio da geração hidráulica (74%), seguida da geração térmica (12,5%) e eólica (12%). Cabe observar que o valor estimado da micro e da mini geração distribuída (MMGD) passou a ser incorporado aos dados de geração e carga apresentados pelo ONS.

O subsistema Sudeste/Centro-Oeste também registrou recorde de demanda máxima instantânea no dia 13 de novembro, no valor de 60,5 GW (às 14h35). O maior índice já alcançado era de 57,8 GW – também em setembro deste ano.
Os resultados são reflexo do crescimento econômico associado às ondas de calor que o país está submetido, refletindo em maior uso de equipamentos de refrigeração pelos consumidores.

Monitoramento

O Ministério de Minas e Energia divulga Boletins Mensais de Monitoramento do Sistema Elétrico Brasileiro. Por meio da Secretaria Nacional de Energia Elétrica, a Pasta seguirá monitorando o desempenho do sistema elétrico, garantindo sua continuidade e segurança a todos os consumidores brasileiros.

Assessoria Especial de Comunicação Social do MME

By Portal Arrasta pra cima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Pular para o conteúdo