A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), prendeu dois homens, de idades não informadas, suspeitos de extração ilegal de minério. A ação policial ocorreu na manhã de sexta-feira (19/01), no bairro Tarumã-Açu, zona oeste de Manaus.
Após receber denúncias anônimas sobre crime ambiental na avenida Cláudio Mesquita, policiais militares do BPAmb iniciaram as diligências no local e constataram a retirada do minério. Dois homens, que estavam no local, foram questionados, mas informaram que não possuíam licenciamento para realizar a ação.
Durante a ação policial foram apreendidas uma retroescavadeira e uma caçamba basculante. De acordo com os PMs, o maquinário está estimado em R$1,5 milhão
Os suspeitos, juntamente com a materialidade apreendida, foram encaminhados para o 19° Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Crime ambiental
O Batalhão Ambiental orienta que a extração de minério, sem a autorização da autoridade competente, configura crime ambiental, sujeitando seus autores às penalidades previstas em lei.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.
Fotos: Divulgação/PMAM