O Programa RespirAR, coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), tem se destacado como uma iniciativa eficaz na promoção da atividade física para a qualidade de vida. O programa, que busca combater o sedentarismo, agora integra o método do Pilates em suas atividades, visando o condicionamento físico e proporcionando o bem-estar da população amazonense.
“Minha vida antes do RespirAR era muito sedentária, não fazia atividade nenhuma, agora eu caminho e faço minha atividade aqui no RespirAR. Estou muito feliz com as aulas de pilates, os profissionais são muito atenciosos”, declarou Lindalva dos Santos, de 70 anos, que encontrou alívio para sua lombalgia através das atividades oferecidas pelo Programa.
Os estádios Carlos Zamith, Ismael Benigno e Oswaldo Frota, juntamente com a Quadra Poliesportiva Raimundo Caubi, localizada no bairro São Jorge, zona oeste de Manaus, passam a oferecer aulas de Pilates como parte integrante do RespirAR. Atualmente, o Programa conta com 14 núcleos espalhados por diversas zonas de Manaus, proporcionando serviços de educação física e fisioterapia.
O Pilates, é um método da fisioterapia que oferece uma variedade de benefícios. Com ênfase no Pilates Solo, os membros utilizam seu próprio peso corporal para realizar exercícios que visam melhorar a postura, equilíbrio e coordenação motora.
Márcio Araújo, de 50 anos, também experimentou os benefícios do Pilates no núcleo do RespirAR no Estádio Ismael Benigno. Com uma disfunção na coluna lombar que causava dores e limitações. “Fiz hidroterapia, musculação na academia, aulas de funcional, melhorei bastante, não sinto mais dores, e agora continuo fazendo atividades”, disse.
Graduada em Ortopedia e especialista em Tratamento de Coluna com métodos de Pilates Solo, a coordenadora de fisioterapia do RespirAR, Cleomira Carvalho, destaca o benefício do método. “Por determinação do Governo do Amazonas, visando combater o sedentarismo, estamos implantando mais uma atividade, o Pilates Solo vem para agregar ao trabalho, como benefício aos participantes”, comentou.