A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, divulga, nesta segunda-feira (04/02), o monitoramento de atendimentos de saúde durante o desfile das Escolas de Samba, no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus, durante o Carnaval na Floresta 2024. O documento está disponível em: abre.ai/iOxJ.
A vigilância em saúde desempenha papel preventivo e de resposta em eventos de massa, visando segurança, saúde e o bem-estar da população envolvida. De 1º a 3 de fevereiro, durante o desfile das Escolas de Samba de Manaus, foi realizado o monitoramento de evento de massa com dados sobre atendimento de saúde. Ao fim do evento, os dados foram consolidados em Informe Epidemiológico e divulgados à população.
Para o monitoramento, a FVS-RCP executa as ações de Vigilância em Saúde para eventos de massa. Técnicos atuam identificando ocorridos de saúde relacionados à programação realizada no evento e que são encaminhadas ao serviço de saúde instalado na estrutura do sambódromo.
Estão incluídos no monitoramento atendimentos de saúde realizados e o perfil dos atendidos, como faxa etária, sexo, raça/cor, residência, sinais e sintomas e hipótese diagnóstica. Também estão incluídas as ações de prevenção à HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) realizadas com quantidades de preservativos e material de educação em saúde distribuídos.
De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, as medidas de segurança para o carnaval desempenham papel estratégico na redução de riscos à saúde pública e no bem-estar de todos os participantes do evento.
“Em ambientes onde há uma grande concentração de pessoas, como o Carnaval, o monitoramento de evento de massa fortalece as ações de prevenção e contribui para identificar possíveis mudanças de cenário epidemiológico em tempo oportuno”, ressalta a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
FVS-RCP no Carnaval
Durante a programação do Carnaval na Floresta 2024, além do monitoramento de evento de massa com vigilância sensível acerca dos atendimentos de saúde realizados, a Fundação desfilou, no sábado (03/02), o “Bloco da Prevenção – na folia com saúde”, com alerta sobre prevenção a doenças com período sazonal na época de chuvas no estado.
Combinadas, as ações de vigilância em saúde durante o Carnaval visam atuar na prevenção de doenças transmissíveis, além de estar a postos para qualquer evento inusitado de interesse à saúde pública.