A previsão de chuva na segunda-feira gorda de carnaval (12/02), em Presidente Figueiredo, se cumpriu, mas, não comprometeu a programação do terceiro dia do Carnachoeira 2024, que começou mais tarde, por volta das 22h, com a escolha da corte que vai reinar até o ano que vem. A rainha Rayane Agatha Carvalho de Andrade, 25 anos, representante do bloco Azulão venceu a disputa com outras três concorrentes e Eglison Santos Gomes, do bloco Tô Gostando Dela (TGD), venceu a disputa e se tornou Rei Momo desta edição.
No terceiro dia de Carnachoeira, a folia seguiu até a alta madrugada, no comando de Jhon Veiga, Maykinho e Ferras do Forró e Ricardo Mendes, que não deixaram o público ficar parado com clássicos de carnaval, samba, pagode, axé, brega e rock nacional.
Encerrando os festejos carnavalescos, nesta terça-feira (13/02), a partir das 14h, os foliões vão se concentrar na Praça das Torres para o Arrastão dos Blocos, que a partir das 17h vai percorrer a Avenida Padre Callery, no bairro Tancredo Neves, até a Praça da Vitória, no centro, onde acontece a apuração dos votos do desfile dos blocos dos grupos de acesso e especial. Depois, tem show com a participação de Karen Beatryz, Canto da Mata e Guto Lima.
A prefeita Patrícia Lopes comandou a cerimônia de coroação da Corte do Carnachoeira. Ela entregou faixa, centro e a coroa à sua majestade Eglison Santos, a rainha Agatha Andrade foi coroada pelo presidente da Câmara Municipal de Presidente Figueiredo, vereador Marcos Nascimento.
A empolgação dos concorrentes na disputa pelo título e a animação da torcida que compareceu para incentivar seus candidatos foi um ingrediente que tornou a noite ainda mais especial, na avaliação da prefeita.
“É muito contagiante ver a empolgação das torcidas e a garra e desenvoltura dos candidatos, que demonstraram muita dedicação para fazer o melhor nesta noite. Todos estão de parabéns e desejo um reinado de grandes conquistas a nossa Rainha Agatha e ao Rei Momo Eglison”, destacou Patrícia Lopes.
Além da premiação em dinheiro e do aparelho celular da marca Iphone, a Corte do Carnachoeira também vai participar de eventos representando o município. A disputa foi acirrada. A diferença de pontos entre o primeiro e segundo lugar foi de um ponto e dez décimos, no caso do Rei Momo e, de dois pontos e meio, na disputa do título de rainha.
Os vencedores do não ano passado, Erick Dias Pereira e Sâmela Souza de Carvalho Pereira, representantes do bloco TGD, se despediram do reinado desejando sucesso aos sucessores e foram bastante aplaudidos na despedida de seus súditos.
A Corte
A nova rainha do Carnachoeira, Agatha Andrade, tem 25 anos, é rainha do bloco Azulão há dois anos e já ocupou o posto de Rainha do Cupuaçu, em 2016. Ela é a primeira representante da agremiação que conquista a coroa do Carnachoeira.
Eglison Santos, do bloco TGD, assumiu pela quinta vez o trono de Rei Momo. Ocupou o posto de 2018 a 2021. Em 2022, por conta da pandemia não teve o concurso e, em 2023 preparou Erick Dias Pereira para o concurso e ele venceu. Agora em 2024, recebeu dele a coroa de volta.
“Meu primeiro decreto é ser feliz com responsabilidade, não é não , e respeito às minas as manas e às monas”, orienta os súditos.
Julgadoras
Julgadoras
A banca julgadora foi formada pelas musas da beleza amazonense Juliana Santos de Campos, figueiredense, rainha de bateria da escola de samba Aparecida, entre 2019 e 2023, miss Amazonas 2021 e musa da mangueira e miss bumbum Brasil, em 2020; Arleane Marques Oliveira, influenciadora digital, rainha do carnaval de 2023 e atual rainha de bateria da escola de samba A Grande Família; e Ana Karolina de Oliveira, miss Universo Manaus 2023, Musa da Escola de Samba Aparecida e rainha da escola de samba Mocidade Cidade Alta.
Segurança reforçada
“Nos preparamos para fazer o maior Carnachoeira de todos os tempos e é o que estamos fazendo. Faça chuva ou faça sol”, garantiu o secretário Zandem Ferreira, titular da Secretaria Municipal de Cultura e Eventos (Semculte).
Todas as equipes de suporte ao evento – saúde, segurança e Corpo de Bombeiros – se mantiveram no local até o encerramento da festa, que aconteceu, sem registro de ocorrências.
A exemplo do que ocorreu em cada uma das noites do Carnachoeira 2024, cerca de 200 agentes públicos das forças de segurança de Presidente Figueiredo, Policias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros estiveram atuando para que os foliões pudessem brincar em paz e sem violência.
No total mais de 800 agentes foram mobilizados para os quatro dias de evento, incluindo as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de urgência (Samu) e também de guarda-vidas do Grupamento Especializado em Resgate, Salvamento Aquático e Combate a Incêndio (Gersci) da Defesa Civil do município, que foram reforçadas e permaneceram de plantão na Corredeira do Parque do Urubuí onde acontece a programação do Carnachoeira durante o dia.
Fotos: Paula Oliveira e Tamyres Cunha