Nesta quarta-feira (21), inicia-se a reconstrução da Universidade do Folclore Paulinho Faria, o Presidente do Boi Garantido, Fred Góes, deu a ordem de serviço para que a equipe responsável comece os trabalhos.
Sem funcionamento desde março de 2020, o prédio que foi construído para ser uma fábrica de construção para novos talentos do Boi Garantido, está com todas as suas salas depredadas, os equipamentos utilizados nas aulas danificados e toda sua rede de fiação elétrica furtada.
No dia 18 de Janeiro deste ano, a Universidade do Folclore recebeu os materiais necessários para a retomada das aulas, e com a reforma do lugar, a comunidade parintinense, principalmente os filhos dos sócios do Boi Garantido, poderão usufruir dos serviços oferecidos.
O Vice Presidente, Marialvo Brandão, explica a necessidade do trabalho e que é uma promessa feita a galera do Garantido, que pedia a volta das atividades.
“Nós estamos atendendo a um pedido dos pais de nossas crianças, para que possamos dar continuidade ao setor artístico do nosso Boi, através dos cursos da Universidade. E o nosso coração se enche de alegria em poder realizar a reconstrução, pois é um desejo nosso que volte às atividades e assim consigamos formar novos artistas voltados para todas as áreas do nosso Boi” afirmou o Vice.
Durante os anos de funcionamento, eram ofertados cursos como percussão, desenho, dança, artesanato, música, confecção de adereços e pintura. Todos esses serviços, davam a oportunidade para os alunos saírem da Universidade e trabalharem diretamente no Festival de Parintins, pelo Boi Garantido, bem como em grandes festivais e carnavais Brasil a fora.
O prazo para a conclusão da obra, é de um a dois meses, como explica a engenheira Nayara Silva, que fala também dos processos que serão realizados.
“Além de todo o trabalho de manutenção predial, estaremos trabalhando também a questão de segurança do local, adequando portões, saídas, entradas e rotas, para o melhor funcionamento do prédio. E claro, faremos toda a limpeza necessária e a religação das partes elétricas, hidráulicas e sanitária, junto à pintura total de todos os ambientes” enfatizou a engenheira.
Entusiasmada, a diretora da Universidade do Folclore, Irlany Ramos, fala da alegria em ver o projeto ser executado.
“Hoje é um dia muito singular para nós, principalmente para quem conhece a história da Universidade do Folclore e o amor que nós temos por esse espaço, esse equipamento social tão importante. E hoje recebemos a visita do nosso Vice Presidente, que veio nos trazer esta grande novidade, que é justamente iniciar a revitalização da nossa escola. Estamos muito felizes e agradecidos, e tenho certeza que retornaremos aos grandes trabalhos que este local proporciona ao município de Parintins. Os pais das nossas crianças têm nos perguntado muito quando começam as atividades aqui, e começam hoje, com essa reforma” disse a diretora.
Com a obra finalizada, será anunciado os cursos e vagas disponíveis para as crianças e adolescentes ingressarem na Universidade.
Fonte: Boi Bumbá Garantido