A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam) abrirá, a partir da segunda-feira (26/02), duas novas consultas públicas voltadas ao gás natural (GN) canalizado. O aviso dos instrumentos está no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 16 de fevereiro, publicado nesta quinta-feira (22/02).
A Arsepam quer saber a opinião e receber contribuições de concessionárias, usuários, produtores, importadores, consumidores, comercializadores, entre outros, sobre a Proposta da Minuta Padrão do Contrato Padrão de Prestação de Serviço de Movimentação de Gás e, também, da Proposta da Minuta Padrão do Contrato de Operação e Manutenção Referente ao Serviço de Movimentação de Gás.
O diretor-presidente da Agência Reguladora, João Rufino Júnior, explicou que o processo tem o objetivo de promover a transparência, a participação democrática e garantir que as decisões tomadas considerem uma variedade de perspectivas.
Ainda de acordo com o gestor, as consultas públicas visam o aprimoramento da regulação do setor de gás natural canalizado do Amazonas, tornando-se cada vez mais alinhada à Resolução 005/2023 – Cercon/Arsepam, que trata sobre o Serviço de Movimentação de Gás, e com a Lei Estadual Nº 5.420/2021, conhecida como “Lei do Gás”.
“É um importante passo para o aprimoramento dos mecanismos de regulação do mercado de gás natural aqui no Estado, de competência da Arsepam, seguindo a orientação do governador Wilson Lima, de reforçarmos a segurança jurídica, avançarmos nessa importante iniciativa que visa dar transparência aos nossos processos regulatórios, às nossas iniciativas regulatórias, e dar oportunidade a todos de contribuírem com esses instrumentos de regulação”, afirmou Rufino Júnior.
Passo a passo
Para ler todas as documentações e minutas, basta acessar, a partir do dia 26 de fevereiro, o site www.arsepam.am.gov.br e clicar no banner “Consultas Públicas”. Após isso, clique em “Consultas Vigentes”. As contribuições podem ser enviadas até as 23h59 do dia 11 de março. O resultado das consultas será divulgado no site da Arsepam a partir do dia 26 de março.
GN no Amazonas
O Serviço de Movimentação de Gás, incluindo operação e manutenção, atende aos consumidores livres, autoprodutores e autoimportadores. No Amazonas, a autorização em uma dessas modalidades de comercialização ocorre por meio da Arsepam. Por sua vez, a distribuição do GN é exclusividade da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), concessionária que tem suas atividades fiscalizadas pela Agência Reguladora do Amazonas.
Descubra mais sobre Portal Arrasta pra Cima
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.