Ação do Núcleo de Defesa do Consumidor da DPE-AM focou em reclamações envolvendo as concessionárias de abastecimento de água e energia
Com um mutirão especial em alusão ao mês do consumidor, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), realizou neste sábado (16) mais de 120 atendimentos com foco em demandas voltadas às concessionárias dos serviços públicos de abastecimento de água e energia elétrica. A ação gratuita foi realizada no Shopping Grande Circular, Zona Leste de Manaus, das 8h com encerramento às 17h.
De acordo com coordenador do Nudecon, o defensor público Christiano Pinheiro, a escolha pelas questões relacionadas ao fornecimento de água e energia se deu pelos elevados índices de procura por assistência na Defensoria. “Em média, 80% das nossas reclamações são em relação ao serviço de prestação de água e de energia. Como nessa sexta-feira foi celebrado o Dia do Consumidor, resolvemos fazer essa atividade aos nossos assistidos”, observa.
Orientação e assistência
Em busca de orientação e atuação efetiva, dona Neucilene Soares contou que tenta resolver o mesmo problema há mais de três. Ela viu no mutirão de atendimento do Nudecon uma esperança para solucionar o que considera sua principal preocupação atualmente.
“Já fazem alguns anos que eu estou tentando passar essa titularidade com o nome do inquilino e já fui várias vezes na Amazonas Energia e não obtive sucesso. Fui ao Procon também e do Procon me indicaram para vir na Defensoria Pública. Eu espero resolver dessa vez, já recebi orientações durante o atendimento e me senti amparada e mais confiante aqui”, disse a consumidora.
Para a técnica de enfermagem Délia Cardoso, a solução também foi procurar auxílio nos serviços disponibilizados pela Defensoria. Com a conta de luz o seu orçamento, Délia tenta um acordo para resolver a situação.
“Ainda cheguei a ir ao Procon, eles quiserem fazer outro acordo e eu não tenho condições. Não adianta fazer um acordo porque chega na hora eu não tenho como pagar, vai ser outra dívida pendente. Aí os advogados do Procon me aconselharam a vir na Defensoria. E eu fiz na mesma semana, agendei e hoje eu estou aqui pegando orientações de como fazer. Gostei muito e estou na esperança de que aqui vai dar certo. Que tenham mais iniciativas como esta, pois nos ajudam muito a resolver esses problemas”, disse.
Fluidez e atendimento
Christiano Pinheiro destacou que, nos casos em que não há acordo, a DPE-AM já prepara a ação judicial em favor dos assistidos, garantido a fluidez do processo de trabalho.
“Com isso a gente consegue liberar essa agenda, atendê-los de forma adiantada e liberar assistência para novos consumidores. Essa é a primeira etapa, no dia de hoje. Na segunda etapa a gente vai fazer o encaminhamento para a Justiça, desses casos que a gente não conseguiu resolver na data de hoje”, detalhou.