A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), representada pela delegada Kelene Passos, da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM) sul/oeste, participou do II Encontro Nacional de Segurança Pública e o Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, que ocorreu entre segunda-feira (18/03) e terça-feira (19/03), em Brasília, no Distrito Federal.
O evento foi sediado no auditório Tancredo Neves, no Palácio da Justiça, e foi coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), sendo intermediado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com o Ministério das Mulheres.
Conforme a delegada Kelene Passos, titular da DECCM sul/oeste, a programação tratou sobre o lançamento do pacto de prevenção ao feminicídio com a ministra das mulheres, Cida Gonçalves, além da realização das câmaras técnicas para elaborar a padronização das delegacias das mulheres no país. O encontro faz parte de um conjunto de ações em desenvolvimento durante o mês de março.
“O encontro tem alusão ao Dia Internacional da Mulher, que aconteceu no último dia 8 deste mês. A importância do evento, primeiramente, é discutir políticas de melhorias públicas voltada ao combate de violência contra a mulher. Estavam reunidas equipes femininas do Sistema Único de Segurança Pública das 27 unidades federativas, integrantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Perícia Oficial e guardas civis municipais”, disse.
Segundo a delegada, o foco da reunião também é padronizar todas as delegacias de mulheres do Brasil, bem como estrutura física, treinamento de pessoal, protocolo de atendimento do início ao fim, e os atendimentos da ronda Maria da Penha.
“Tudo isso visando melhoria na assistência à vítima que procura o sistema de segurança pública na totalidade, o que a longo prazo é muito importante para a sociedade”, falou.
FOTO: Divulgação/PC-AM.