Em Assembleia Geral virtual convocada por edital, os jornalistas elegeram, nesta terça-feira (23/4) os novos membros da Comissão de Ética (CE) do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – Sinjor/Am para o mandato de três anos (gestão 2024 a 2026).
A assembleia teve início às 19h, com a leitura do edital de convocação realizada pelo presidente do Sinjor/Am, jornalista Wilson Reis, que destacou a legalidade da eleição com base aos artigos do estatuto da entidade no Amazonas e a importância do trabalho da CE para acompanhamento e parecer sobre os casos oriundos do exercício profissional que transgridem o Código de Ética dos jornalistas brasileiros.
De acordo com o artigo 73 do estatuto, a nova direção da Comissão de Ética é composta por 5 (cinco) membros sindicalizados e em dia com as obrigações estatutárias com a entidade. Após a indicação dos nomes na assembleia,foram eleitos os jornalistas: Jonária França, Tatiana Lima, Gliciany Girão, Conceição Melquíades e Anderson Cleuber.
Mandato de 3 anos
Nas quatro vagas previstas pelo estatuto destinadas à representação da sociedade civil, foram, também, eleitos os advogados Carlos Santiago e Cassius Clei,como representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Amazonas.
Conforme o parágrafo único do artigo 73 (Capítulo VI – Da Comissão de Ética), o mandato dos eleitos é de 3 (três) anos e as atividades da Comissão deverão ser reguladas por Regimento Interno, aprovado pela Assembleia Geral, convocada para esse fim específico (artigo 76).
Com informações da Assessoria de Imprensa