Durante a 5ª edição da Feira do Mel de Boa Vista do Ramos (a 271 quilômetros da capital), que acontece entre os dias 29 de abril e 5 de maio, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizará três capacitações para os produtores rurais do município. Serão dois cursos de avicultura e suinocultura, além de uma palestra sobre uso gastronômico do mel de abelha aos agricultores familiares.
O diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, destaca a importância do evento para a economia local, uma vez que o evento comemorativo atrai milhares de pessoas e coloca em evidência a meliponicultura, atividade que Boa Vista do Ramos é referência.
“Dessa forma, o instituto apoia a iniciativa por meio da oferta de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), com intuito de promover a capacitação dos agricultores familiares, possibilitar a produção de um mel de qualidade ainda maior e, dessa forma, elevar a geração de emprego e renda no município”, destacou Alvino.
Além do apoio técnico durante a organização e realização do evento, o Idam promoverá, no dia 3 de maio, às 7h, no decorrer da “Oficina Gastronômica”, uma palestra com o tema “Mel de abelhas nativas sem ferrão: diversidade, benefícios, utilidades e sua relação na gastronomia regional”, que será ministrada pela tecnóloga em agroecologia Ana Cláudia Muller, do Idam.
Avicultura e Suinocultura
No dia 1º de maio, a programação se inicia com o curso “Boas Práticas na Avicultura”, no qual o coordenador do Projeto Prioritário (PP) da Avicultura do Idam, João Marcos Miranda, abordará a legalização da atividade, sistemas de criação, manejo alimentar, sanidade e gestão da atividade. O curso será realizado das 8h às 13h, na Granja Santa Luzia, localizada na comunidade do Bacabal, no município.
“O curso é destinado a agricultores familiares, avicultores, alunos e profissionais da área. Temos a previsão de beneficiar 20 produtores da região com informações técnicas para que eles possam implementar e, assim, poder melhorar a qualidade e produtividade dos sistemas de produção”, frisou o coordenador do PP.
E a capacitação destinada aos suinocultores do município também será realizada no dia 1º de maio, das 14h às 16h, na área externa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. João Marcos será o palestrante sobre os temas: sistemas de criação, genética, nutrição e sanidade dos suínos.
Mais informações sobre as capacitações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.
Descubra mais sobre Portal Arrasta pra Cima
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.