O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES), defendeu políticas públicas para a região amazônica, durante a 4ª Assembleia Geral do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em Brasília. A secretária de Saúde, Nayara Maksoud, representou o Amazonas no encontro.
Nayara Maksoud defendeu que as políticas desenvolvidas no âmbito da saúde pública, no país, sejam sempre inclusivas para os moradores da região amazônica.
A titular da SES também participou das discussões da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). Os dois eventos aconteceram na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Durante a Assembleia do Conass, foi realizada a solenidade de posse do presidente da entidade, Fábio Baccheretti, reeleito para o cargo. O evento contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade. Na Assembleia, o Ministério da Saúde (MS) foi representado pelo secretário de Atenção Especializada à Saúde, Adriano Massuda.
“Durante esses dois dias de agenda em Brasília, ampliamos o diálogo com instituições importantes, participamos de discussões voltadas às políticas de saúde e fortalecemos as relações, em especial, com os estados da região Norte. Pela proximidade, alguns inclusive fazendo fronteira com o Amazonas e compartilhando pacientes nas nossas unidades”, comentou Nayara Maksoud.
Durante a Assembleia do Conass, a titular da SES-AM, que está há um mês no cargo, recebeu as boas-vindas dos demais secretários e aproveitou para reforçar o compromisso do Governo do Amazonas com a construção de um Serviço Único de Saúde (SUS) forte, no Estado.
“Milito no SUS há mais de 20 anos. O Amazonas tem um potencial técnico enorme e pode ser cada vez mais valorizado dentro das ações que a saúde pública tem para a população e se pudermos contar realmente com políticas que estejam de acordo com a realidade da nossa região”, enfatizou.
Comissão Intergestores Tripartite
A 4ª Reunião Ordinária de 2024 da Comissão Intergestores Tripartite foi coordenada pelo secretário Executivo do MS, Swedenberger Barbosa. O encontro contou com a presença da representante da Opas no Brasil, Socorro Gross, do presidente do Conass, Fábio Baccheretti, do presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Hamida e de secretários do MS.
Durante a CIT, as discussões giraram em torno do combate à dengue, com uma atualização do cenário atual no Brasil, projeções futuras, além de discussão de políticas públicas sobre Saúde Mental, Programa Mais Médico e financiamento das redes de saúde.