Com a finalidade de promover a comunicação aplicada à Vigilância em Saúde, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), lança, nesta quinta-feira (02/05), a nova edição da revista digital “Vigilância em Pauta”, uma publicação voltada para difundir a importância e as ações da vigilância em saúde no Amazonas.
Estando na quarta publicação, o produto tem a periodicidade quadrimestral e aborda informações qualificadas na vigilância em saúde conduzidas por profissionais que atuam em diferentes esferas de gestão, e compartilham, neste espaço alternativo, as vivências no enfrentamento aos desafios da saúde pública no controle e prevenção de doenças. A revista está disponível no link https://encurtador.com.br/kpDV9.
Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a comunicação é um poderoso aparato para promover mudanças junto à população. “A revista busca, por meio da comunicação pública, funcionar como instrumento que possibilite mobilização social, difusão de informação e motivação para a adoção de comportamentos saudáveis, visando a promoção do direito social e universal à saúde”, avalia a diretora Tatyana.
O designer da Assessoria de Comunicação do órgão, Eduardo Prado, descreve a revista digital como processo criativo e de quebra de paradigmas. “A concepção da revista é colaborativa e a participação ativa de todos os membros da equipe é o diferencial. São olhares especializados de jornalistas e publicitários que resultam em edições únicas e especiais”, completou o designer Eduardo.
Entre os assuntos abordados nesta edição estão: vigilância em saúde nas fronteiras, comunicação pública, enfrentamento à Febre Oropouche, divulgação de artigos de pesquisadores da FVS-RCP aprovados em revista científica e reconhecimento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de ações da vigilância sanitária no Amazonas.
Vigilância em Pauta
A revista Vigilância em Pauta faz parte do escopo da comunicação institucional para divulgar as ações de relevância que permeiam a vigilância em saúde estadual para sociedade.
Organizada por tópicos/seções, o periódico busca incentivar uma leitura leve e humanizada deste órgão que é conduzido por profissionais que atuam nos 62 municípios de forma integrada entre a atenção básica e assistência.