No último dia do Inova Amazônia, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), apresentou empreendimentos da linha de cosméticos, alimentação saudável e agricultura apoiadas pelo Programa Inova Amazônia – Modulo Tração’, coordenado pela Fapeam. O evento foi organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Com o propósito de fomentar a bioeconomia e a inovação na Amazônia, a conferência reuniu startups expositoras, palcos e debates, mentorias coletivas, pitch de expositores, apresentações culturais, rodas de negócios e de investimentos.
A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou a importância da parceria entre a Fundação e o Sebrae no apoio a empreendimentos de base tecnológica. O evento funciona como um espaço de divulgação dos resultados e empreendimentos apoiados nas várias áreas do conhecimento.
“A Fapeam apoia um conjunto de empreendedores e trouxe alguns deles aqui para que possam expor e fazer negócios com os produtos que já estão em fase de conclusão e, com isso, divulgar a bioeconomia da região, que é a base dos produtos que estão sendo expostos e, assim, continuar avançando e apoiando esse tipo de iniciativa para o desenvolvimento do nosso estado”, enfatizou Marcia Perales.
No estande da Fapeam estiveram presentes três empresas: Amakos Laboratório, Indústria e Comércio de Cosméticos, Higiene Pessoal e Suplementos Ltda; Pastifício Baré; e Btracer.
Indústria Cosmética
A Amakos Laboratório, Indústria e Comércio de Cosméticos, Higiene Pessoal e Suplementos Ltda. desenvolve o projeto intitulado “Produtos à base de copaíba com efeito anti-inflamatório e antienvelhecimento, cuja proposta é alinhar a ciência verde, tecnologia e produtos amazônicos”.
O coordenador da pesquisa, Yuri Seung Han, enfatizou que a empresa comercializa produtos de alta performance e qualidade da clean beauty, ou seja, produtos sem toxicidade, seguros e sustentáveis, com insumos amazônicos de comunidades, através do comércio justo, que mantém a floresta em pé, além de ter a fábrica em Manaus, gerando renda local e impactando positivamente a bioeconomia da região.
“Com o apoio da Fapeam no programa Inova Amazônia, além das mentorias e conexões, estou utilizando o recurso para apresentar a marca e os produtos, gerar contatos e aumentar as vendas, que influenciam diretamente nos impactos locais. Durante o evento, busco fazer conexões, gerar negócios com potenciais clientes e investidores para tracionar a Amakos”, enfatizou ele.
Agricultura
Outro empreendimento em destaque no estande da Fapeam foi a Btracer, primeira spin-off de uma startup da Região Norte. O primeiro desenvolvido com o apoio do Programa é a “Plataforma de rastreabilidade para fornecimento de seguro rural”, coordenado por Marcio dos Santos Pessoa, um dos seus fundadores. A empresa DriveOn, que foi a empresa que deu origem a Btracer, foi criada por meio do Programa Sinapse de Inovação (2016), da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), transformando um fomento de R$ 50 mil em dois negócios, que somados valem mais de R$ 100 milhões.
A plataforma de rastreabilidade efetiva a transformação digital do pequeno produtor agrícola e da bioeconomia, convertendo garantias da produção em score (pontuação) para seguros do que é produzido, dos recebíveis sintéticos e do mercado formal regulado. O produtor ganha por manter a propriedade e sua produção em conformidade com as regras e exigências vigentes do mercado.
O diretor operacional, Expedito Belmont, afirma que a Fapeam é uma parceira basilar nessa jornada de pioneirismo da startup na região norte do Brasil. “Nossa expectativa é fortalecer parcerias com outros estados da região e estabelecer nosso negócio em sinergia com o conteúdo que recebemos nas mentorias e avançar muito com as conexões feitas nesse evento”, afirmou Marcio Pessoa.
Macarrões amazônicos
Além delas, a “Pastifício Baré” também esteve presente nesse segundo dia de evento para reapresentar o projeto “Fabricação de macarrões Amazônicos veganos e sem glutén”, coordenado pelo empreendedor Júlio Cézar Sá da Silva. A empresa possui uma fabricação própria, que vai desde a matéria-prima até o desenvolvimento de protótipos dos produtos, sendo uma alternativa para uma melhor alimentação.
Sobre o Programa Inova Amazônia – Modulo Tração
O Programa visa fomentar bolsas na modalidade Bolsa Sócio Empreendedor (BSE), apoiar e desenvolver pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia, e que tenham como premissa à preservação e uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma Amazônia. O Inova Amazônia Módulo Tração é fruto da parceria entre Sebrae, Confap e Fapeam.