O Ministério das Comunicações entregou 113 computadores para 16 locais de acolhimento às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. As entregas foram feitas nesta segunda-feira (20).
A pasta priorizou doações para locais que atualmente funcionam como pontos de apoio e abrigo para as pessoas em situação de vulnerabilidade – desabrigados e desalojados. São escolas, associações e ONGs que vão usar os computadores para solicitar requerimentos de benefícios assistenciais e remissão de documentos.
“Essa doação de computadores é uma das formas que podemos contribuir para a efetividade dos serviços básicos nas áreas afetadas pelas chuvas. A força-tarefa do Ministério com a Anatel e as operadoras de telefonia já restabeleceu a comunicação em todos os municípios e os Correios seguem fazendo arrecadações para abastecer o estado. Faremos tudo que está ao nosso alcance para a reconstrução do Rio Grande do Sul”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
A entregas estão concentradas em pontos de apoio e acolhimento das seguintes cidades: Porto Alegre (7); Pontão (1); Esteio (1); Bento Gonçalves (1); Caxias do Sul (2); Santa Maria (1); Pelotas (1); Canoas (1); Rio Grande (1) e Lajeado do Bugre (1).
As ações são parte dos esforços do Ministério das Comunicações para auxiliar as regiões afetadas no Rio Grande do Sul. No último dia (8), o ministro Juscelino Filho viajou ao estado para acompanhar a entrega de parte das doações arrecadadas nas várias agências dos Correios e os trabalhos da Anatel e Telebras para total restabelecimento do serviço de telecomunicação nas cidades prejudicadas.
Entre as outras ações da pasta, estão a autorização para a abertura de roaming entre as prestadoras, que é o serviço que permite ao cidadão se manter conectado com rede de outra prestadora quando a sua original sai do ar; envio de antenas emergenciais da Telebras para auxílio de resgate e destinação de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para a reconstrução da rede de telecomunicações nos locais prejudicados pelas chuvas no Rio Grande do Sul.
Ministério das Comunicações