A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade vinculada à Secretaria de Saúde (SES-AM), realizou, na noite de quarta-feira (22/05), a abertura do 1º Seminário de Qualidade, Lean e Saúde 4.0. O lançamento do evento, que é direcionado a pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas, foi realizado no auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA/ESA).
O seminário, que segue até sexta-feira (24/05), foi contemplado por meio do edital nº 005/2023 do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos (Parev), da Fapeam, e busca fortalecer o conhecimento em áreas como Lean na saúde, segurança do paciente, saúde 4.0, entre outros temas relevantes.
“É muito bom poder trazer esses conceitos, essas melhorias e capacitação para a saúde aqui no Amazonas, assim como a saúde 4.0, que busca soluções digitais na área da saúde para a melhoria contínua do usuário do SUS [Sistema Único de Saúde]. Com essa ideia, eu parabenizo os responsáveis pelo primeiro Seminário de Qualidade, Lean e Saúde 4.0”, pontuou o diretor-presidente da FHAJ, Ayllon Menezes, ao agradecer aos funcionários da fundação que foram essenciais na elaboração do evento, e o apoio oferecido pela SES-AM e Fapeam.
A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, enfatizou a importância da implantação do seminário, que desenvolve teorias e mecanismos para atender às necessidades da população que recorre ao SUS. Além disso, a titular da Saúde explicou sobre os temas que serão abordados nos três dias de evento, como Saúde 4.0, que pode tornar o sistema de saúde do Amazonas mais tecnológico, diverso e acolhedor para pessoas que fazem parte dos grupos minoritários.
Também participaram da cerimônia de abertura a representante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Maria Fugência Costa Lima, e o médico Pedro Paulo Ribeiro, diretor de Ensino e Pesquisa da FHAJ.
Programação
O 1º Seminário inclui mesas-redondas e conferências com palestrantes nacionais e locais, abordando temas como Lean na saúde, mapeamento da cadeia de valor, segurança do paciente e saúde 4.0.

O objetivo, conforme o diretor-presidente da FHAJ, é capacitar profissionais, por meio do conhecimento de especialistas de diferentes regiões do país, visando a melhoria do acesso à saúde pública.
Nesta quinta-feira (23/05), a programação inicia a partir das 14h e segue até às 19h30, com mesa-redonda, onde serão discutidos temas como experiência do projeto lean nas emergências no Amazonas, com participação do secretário-executivo da SES-AM e especialista na área, Silvo Romano.
E na Sexta-feira (24/05), serão debatidos temas como política de segurança do paciente. O seminário está previsto para às 17h com finalização por volta das 21h50, com atração cultural de encerramento.
Descubra mais sobre Portal Arrasta pra Cima
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.