Paratletas do Pelci superam desafios e brilham no esporte paralímpico

Maria Clarice Bentes e Abrão Bentes se classificaram para o Open Internacional de São Paulo

Alunos da rede estadual de ensino pela manhã e paratletas no horário da tarde, essa é a rotina de Maria Clarice Bentes e Abrão Bentes, recém-classificados para o Open Internacional de São Paulo. Irmãos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), são membros do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), do Governo do Amazonas, e frequentam a sala de recursos da Escola Estadual Dom João de Souza Lima, onde recebem suporte especializado.

“O Governo do Amazonas acredita que o esporte é uma importante ferramenta de inclusão e transformação social. Por isso, o Pelci, como maior programa socioesportivo do Brasil, com mais de 15 mil atletas beneficiados, vem trabalhando para alcançar jovens que estão brilhando no cenário nacional e, assim, fortalecê-los”, disse o secretário de Estado do Desporto e Lazer, Jorge Oliveira.

A rotina dos irmãos é marcada por um rigoroso cronograma de treinos e estudos. Começando o dia às 4h da manhã, eles saem do bairro Viver Melhor 3 e seguem para as aulas, onde permanecem até as 15h30, quando terminam as atividades na sala de recursos. Seguindo para a Vila Olímpica de Manaus, eles iniciam os treinos no atletismo.

“Uma professora me avisou que tinham vagas abertas na Vila Olímpica para várias modalidades, no mesmo dia preparei a documentação. E foi uma luz no fim do túnel, já tinha ido a vários lugares e não havia conseguido nada para eles, foi aí que começaram no Pelci”, falou a mãe dos atletas, Joselma de Almeida.

No último Meeting Paralímpico realizado em Manaus, Maria Clarice assegurou três medalhas de ouro, nos 100m e 200m, além do salto em distância. Já Abraão venceu nos 400m e 800m, resultados que garantiram vaga para os dois no Open Internacional de São Paulo, competição organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de setembro.

A disciplina no esporte reflete em suas vidas acadêmicas e sociais, melhorando habilidades motoras e comunicacionais, além de promover a interação social. Suas experiências no atletismo demonstram que, com apoio e dedicação, é possível ultrapassar essas dificuldades e alcançar grandes feitos.

“Sinto que a Maria está sensacional e o Abraão, que é mais calmo, eu vi que ele começou a ter mais foco em desenvolver suas atividades em sala de aula. Eu também verifico o caderno deles, verifico o que eles fazem lá na sala de aula regular, ele está mais interessado, então a junção do esporte e a escola está dando certo”, exaltou a professora da sala de recursos, Leonice Amador.

Sala de Recursos

Utilizada durante o contraturno dos estudantes, a Sala de Recursos Multifuncionais tem a função de potencializar o ensino dos alunos com deficiência ou com altas habilidades. Contando com materiais dinâmicos e adaptados à necessidade de cada estudante. Atualmente, são 197 salas distribuídas entre as escolas da rede estadual de ensino.


Descubra mais sobre Portal Arrasta pra Cima

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

By Portal Arrasta pra cima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts