Nesta semana, o Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), está entregando mais de 90 toneladas de produtos regionais para escolas da rede estadual de ensino. Os produtos foram adquiridos de aproximadamente 60 produtores rurais e 15 associações credenciados no Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas.
Ao todo, foram adquiridas mais de 12 unidades de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar, originários dos municípios de Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Novo Airão, Itacoatiara, Borba, Rio Preto da Eva, Anamã e Manaus. Entre os produtos estão filé de pirarucu, farinha de tapioca, bananas, macaxeira, cheiro-verde, pimenta-de-cheiro, abóbora, mamão e melancia.
A produtora rural Maria Martins de Seixas, moradora da comunidade Jardim do Éden, na Costa do Ajaratuba III, em Manacapuru, foi uma das beneficiadas. Ela fala sobre a importância do programa. A produtora forneceu três toneladas de abóbora, 1.500 toneladas de macaxeira in natura e uma tonelada de mamão. “No ano passado, enfrentamos dificuldades devido à estiagem, que reduziu consideravelmente nossa produção. Este ano, o contrato com a ADS está nos ajudando bastante, e somos muito gratos por fazer parte desse projeto”, disse a produtora.
A coordenadora do Preme, Jaqueline Azevedo, ressalta a importância das entregas dos produtos às escolas. “Antes de chegarem à logística e às escolas, todos os produtos passam por um rigoroso controle de qualidade que garante a segurança alimentar. Nossa missão é sempre entregar os melhores produtos, beneficiando estudantes da rede estadual”, salientou.
O Preme visa promover o resgate de hábitos alimentares saudáveis nas escolas, além de valorizar a produção local e a agricultura familiar. O programa atende escolas da rede estadual de ensino, oferecendo 33 gêneros alimentícios no cardápio da merenda escolar. Em 2024, 889 interessados foram credenciados no programa entre produtor rural, associação, cooperativa e agroindústria. No total, 38 municípios foram alcançados.