Escolas de Parintins realizam “Dia D” da prática esportiva escolar

A mesma iniciativa será desenvolvida em todas as escolas da rede estadual, tanto na capital, quanto no interior

As escolas do município de Parintins (distante 349 quilômetros de Manaus) promovem, até esta sexta-feira (21/06), o “Dia D” da prática esportiva. As atividades são orientadas a partir da Coordenação de Educação Física Escolar (Cefe), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, e está prevista na Lei nº 6.753/2024, que institui o dia da prática esportiva em todas as escolas estaduais, tanto na capital, quanto no interior.

Em Parintins, a prática mobiliza, desde de quarta-feira até esta sexta-feira, todas as escolas estaduais do município, inclusive na zona rural. Por meio da Coordenadoria Regional de Educação de Parintins (CRE Parintins), diretores, pedagogos e professores promoveram um dia de movimento e diversão para os alunos. A atividade integra o calendário pedagógico do segundo bimestre letivo.

À frente das ações no município, a assessora de Educação Física da Coordenadoria Regional de Educação de Parintins, Rayza Gadelha, destacou que o dia de prática contou com esportes, dança, ginástica, brincadeiras e jogos, com a participação massiva dos alunos.

“A Coordenadoria Regional de Educação de Parintins reuniu todos os professores, pedagogos e diretores para falar sobre a importância de se fazer, não só cumprir a lei, mas potencializar o currículo da educação física escolar para os alunos”, comentou.

No dia D, que acontece simultaneamente em todas as escolas estaduais do município bimestralmente, toda comunidade é mobilizada para apoiar a ação, a partir das orientações da coordenação de Educação Física. A coordenadora do Cefe, Hemelly Areias, explicou que há um documento orientador elaborado pela Secretaria de Educação para os dias da prática esportiva nas escolas, disponibilizado a todas unidades de ensino da rede. A partir deles, as próprias escolas definem e desenvolvem suas ações, em cumprimento à legislação.

“Associamos essa prática ao currículo escolar, porque oportuniza novas vivências aos estudantes, desenvolvendo as competências e habilidades do currículo”, destacou a coordenadora Hemelly.

Para o aluno Arthur Herculano, do 9º ano, do Colégio Nossa Senhora do Carmo, o dia de prática foi especial por integrar os alunos.

“Foi muito bem organizado e fez com que os alunos, até aqueles que não gostam muito de se enturmar, participassem e se divertissem. Tivemos bons resultados. Isso ajuda muito no relacionamento entre os alunos e também dos professores”, ressaltou Arthur.

Práticas Esportivas

A partir do documento orientador, cada escola possui autonomia para construir seu próprio plano de atividades para atendimento da legislação, o qual deve ser planejado pela equipe gestora juntamente com os professores e estudantes.

O projeto deve contemplar ações integradas ao currículo, bem como, atividades que visem aos elementos fundamentais comuns às práticas corporais, conforme prevê a Base Nacional Comum Curricular, a saber: movimento corporal como elemento essencial; organização interna (de maior ou menor grau), pautada por uma lógica específica; e produto cultural vinculado com o lazer/entretenimento e/ ou o cuidado com o corpo e a saúde.

Dentre as ações, de acordo com o Art. 4º da Lei nº 6.753/2024, durante a realização do dia D da prática esportiva, a instituição de ensino deverá incentivar a promoção da segurança alimentar, fomentando campanhas de como se alimentar de maneira saudável e a doação de alimentos, simultaneamente à programação.

By Portal Arrasta pra cima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Pular para o conteúdo