O Governo do Amazonas entregou, nesta sexta-feira (21/06), uma usina de oxigênio para o município de Borba (a 151 quilômetros de Manaus). A usina, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), vai funcionar no Hospital Regional Vó Mundoca. O investimento faz parte do Programa Saúde Amazonas, de modernização e estruturação das unidades de saúde do estado.
A capacidade de produção da usina é de 30 metros cúbicos por hora, suprindo a necessidade do hospital, que possui 53 leitos, e das nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, beneficiando mais de 33 mil pessoas.
A SES-AM cuidou da logística e transporte da usina para o município, com o apoio do Exército Brasileiro.
De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, a iniciativa faz parte das ações previstas no Programa Saúde Amazonas, através do qual o Governo do Amazonas tem feito investimentos para a modernização e estruturação das unidades, além do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
A usina, explicou a secretária de Saúde, tem um dispositivo que permite a produção de oxigênio que vai, também, contribuir para o fornecimento às unidades de saúde dos municípios vizinhos, como Nova Olinda do Norte e Novo Aripuanã.
Segundo a secretária executiva adjunta de Regionalização da SES-AM, Rita Almeida, a instalação da usina deixará o município autossuficiente na produção de oxigênio, não havendo a necessidade de carregar os cilindros em cidades próximas ou até mesmo na capital.
“A usina vai abastecer a unidade hospitalar e as UBSs, que vão poder encher os cilindros na usina, que possui buster, dispositivo específico para isso”, explicou.
Descubra mais sobre Portal Arrasta pra Cima
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.