A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque), reforçou o policiamento especializado no Festival de Parintins 2024, com atuação de 18 policiais militares da unidade. Além de operações voltadas para situações que envolvam sinistros, conflitos e reintegrações de posse, a unidade especializada também atua em grandes eventos.
De acordo com o responsável pelo efetivo do Choque que será empregado na operação em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), capitão PM Luciano Marques, antes de planejar e executar o policiamento em grandes eventos, os PMs da unidade especializada conhecem o perfil da multidão presente, as condições do local, o perfil psicológico do público e infraestrutura do evento.
“Com isso, nosso policiamento de choque estará de prontidão para ser acionado no caso de grandes problemas, como ataques terroristas, rebelião no presídio, manifestações violentas contra o Estado ou apoio em algum acidente crítico, assim como a Companhia de Operações Especiais (COE) da PMAM. Também é da nossa alçada a proteção da equipe de jurados e a execução sem falhas da apuração do ganhador do festival”, destacou o capitão.
O oficial explica que, mesmo que o público do evento seja formado por pessoas pacíficas, que buscam apenas diversão, os policiais militares estão atentos e preparados para frustrar qualquer sinistro ou ação criminosa e, assim, prender infratores que possam se aproveitar do grande público para efetuar qualquer tipo de crime.
“O policiamento do evento a pé visa proteger as pessoas e coibir preventivamente o cometimento de crimes, por meio de patrulhamento de visibilidade e presença. Também devem conhecer bem a estrutura do Bumbódromo, locais de entrada e saída e áreas sensíveis/restritas, a fim de evitar que indivíduos venham a sabotar a festa, ou para direcionarem o público para locais seguros em caso de acidentes ou eventos de quebra da normalidade”, explicou.
Linhas-diretas da PMAM no Festival de Parintins
A Polícia Militar do Amazonas ativou os contatos de linhas-diretas para o atendimento da população em casos de emergência e denúncias, por meio dos números (92) 99270-7803 / (92) 98414-0554 do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), (92) 98842-1769 da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur) e o (92) 99527-8008 do Ronda Maria da Penha. Além disso, o disque-denúncia 190, da PMAM, e o 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), também estão em funcionamento na Ilha Tupinambarana.