A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da Diretoria de Capacitação e Treinamento (DCT), promoveu a palestra ‘Inovações do Direito Militar e seus reflexos na Justiça Militar Estadual’, na tarde de quinta-feira (11/07). Participaram do evento os monitores, docentes e alunos soldados do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em auditório na avenida Constantino Nery, zona centro-sul de Manaus.
O diretor da DCT, coronel PM H. Corrêa, enfatizou a importância do conhecimento repassado pelo Promotor de Justiça, Dr. Luiz Alberto Vasconcelos, titular da 25ª Promotoria de Justiça da Auditoria Militar.
“É de suma importância as orientações repassadas aos alunos soldados frente a atividade policial, os desafios atuais e futuros da segurança pública, que exigem de todas as esferas de poder e instituições uma total atenção que, conforme a constituição do Brasil, tem a Polícia Militar o dever constitucional de preservação da ordem pública”, declarou o coronel PM.
O palestrante destacou os pontos relevantes do Código Penal Militar, mencionou a norma jurídica, entendimento dos tribunais e, em interação com alunos e policiais militares, o Promotor de Justiça enfatizou a importância do estudo da legislação pertinente na prática do policiamento ostensivo.
O comandante do CFAP, tenente-coronel Idevandro Ricardo, ressaltou a relevância da capacitação do efetivo do CFAP, especialmente para os alunos soldados que, em breve, estarão atendendo a população amazonense.
“Parabenizo o comando por priorizar a capacitação dos soldados em formação, com a certeza que sairão do CFAP muito bem orientados e preparados para agir em quaisquer que sejam as situações”, afirmou o comandante do CFAP.