As inscrições para o projeto “Retina Space: inovação educacional com robótica espacial” estão abertas e podem ser feitas até o dia 21 de julho. A iniciativa busca aproximar estudantes do ensino médio ao New Space, explorando as possibilidades dos nanossatélites e como eles facilitam o acesso ao espaço.
Para participar, os alunos do ensino médio do Distrito Federal devem se inscrever por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Agência Espacial Brasileira (AEB). O projeto é fruto de uma parceria entre a AEB e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), ambos vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Para o diretor de Inteligência Estratégica e Novos Negócios da agência, Paolo Gessini, o projeto é uma oportunidade única. “É uma oportunidade única para estudantes do ensino médio entrarem no emocionante mundo do New Space, explorando as infinitas possibilidades que os nanossatélites oferecem para um acesso facilitado ao espaço. A AEB tem orgulho de ser parceira do IBICT nesta emocionante jornada, alcançando novas fronteiras com os jovens brasileiros”, afirma.
No programa, os alunos desenvolverão um projeto de pesquisa educacional no tema espacial, além da participação no curso “Jornada Espacial”. Ao longo do desenvolvimento, os estudantes receberão auxílio de custos e orientações de especialistas para a construção de um nanossatélite a ser lançado no espaço.
Os resultados serão divulgados no dia 26 de julho no sistema do AEB Escola Virtual e os alunos selecionados também serão notificados por e-mail. Acesse o regulamento e confira todos os requisitos de participação.