A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), realizou, na última semana, a sexta edição do Curso Nacional de Atendimento às Crianças e Adolescentes em Situação de Violência. A capacitação aconteceu em Macapá (AP) e reuniu 36 profissionais de segurança pública das polícias Civil e Militar.
Além de preparar os profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) para situações de violência contra crianças e adolescentes, o curso teve o objetivo de fornecer compreensão sobre a base legal de atendimento, a importância do acompanhamento das vítimas e as noções de desenvolvimento infantojuvenil.
A escuta especializada é um aspecto fundamental da capacitação. Conforme explica a diretora de Ensino e Pesquisa (DEP) da Senasp, Michele dos Ramos, essa técnica permite que os agentes conduzam tais entrevistas de forma atenciosa e sensível, assegurando que as informações sejam obtidas sem causar traumas adicionais.
“Precisamos compartilhar conhecimentos e práticas para evitar que crianças e adolescentes em situação de violência sejam revitimizados. Além disso, para também avançarmos na articulação entre os órgãos envolvidos na prevenção e na repressão desse grupo”, destacou Michele.
A lei também estipula que os procedimentos devem ocorrer em um ambiente acolhedor, garantindo a privacidade das vítimas ou testemunhas e oferecendo proteção contra qualquer contato com o suposto agressor ou outras pessoas que possam representar ameaça ou constrangimento.
Ministério da Justiça e Segurança Pública