Oficiais superiores estiveram em reunião com o subcomandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel PM Thiago Balbi, na manhã de quarta-feira (17/07), para alinhamento operacional de análises críticas. A reunião aconteceu na sede do Comando Geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.
Nesta reunião, participaram o subcomandante-geral da PMAM, coronel PM Thiago Balbi, o comandante do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb) coronel PM Santarém, o comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE) tenente coronel PM Alysson Lima, o assessor da Assessoria Integrada de Operações (AIO), o tenente coronel PM Eduardo, o subcomandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), tenente coronel PM França, o representante do Comando de Policiamento do Interior, tenente coronel PM Cabral, e o major PM Renato da Assessoria de Inteligência.
Implementada durante a gestão do comandante geral, coronel PM Klinger Paiva, as reuniões de alinhamento operacional são realizadas todas as quartas-feiras do mês, com o intuito de desenvolver semanalmente novas estratégias que contribuam na redução dos índices de crimes como homicídio, latrocínio, roubo e furto no estado do Amazonas.
Prisões e Apreensões
O balanço da PMAM do mês de junho aponta que 2.247 foram presas nos primeiros cinco meses de 2024, durante ações policiais em todo o estado. O número representa um aumento de 33% comparado com o mesmo período do ano passado, quando 1.695 pessoas foram presas pela corporação. Os dados são do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
De janeiro a maio deste ano, a Polícia Militar do Amazonas atuou em ocorrências e operações que resultaram no aumento de 21% na apreensão de armas de fogo. Nesse período, foram 535 armas apreendidas. Em 2023, a PMAM apreendeu 442 armas nos cinco primeiros meses.
Os cinco tipos de armas mais apreendidas foram revólver (184), pistola (182), espingarda (58), de fabricação caseira (47) e fuzil (21). Em Manaus, as zonas em que mais foram registradas apreensões de armas foram a norte com 128 armas apreendidas, leste com 112 e oeste com 42.
No interior do Amazonas, os três municípios com mais armas apreendidas foram Rio Preta da Eva, com 35 armas; Coari com 21; e Iranduba com 20.