O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), promoverá, entre os dias 31 de julho a 3 de agosto, cursos profissionalizantes voltados para o desenvolvimento das atividades da pecuária, fruticultura, associativismo, piscicultura, citricultura, compostos orgânicos e empreendedorismo, durante a realização da 3ª Exposição Agropecuária de São Sebastião do Uatumã, a ExpoUatumã.
A ação será realizada em parceria com a Prefeitura do município; Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam); Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf); e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A estimativa é capacitar mais de 300 produtores rurais do município e áreas adjacentes.
Aos produtores rurais interessados em participar dos cursos profissionalizantes, devem se dirigir ao escritório local do Idam de São Sebastião do Uatumã, localizado na rua Justino de Meio, bairro Centro, munido de documentação: carteirinha do produtor rural; Carteira de Identidade Nacional; e o Cadastro de Pessoa Física (CPF); das 8h às 12h.
De acordo com o secretário da Sepror, Daniel Borges, o Governo do Amazonas vem investindo na ExpoUatumã desde a sua primeira edição, que iniciou em 2022, com o objetivo de alavancar o setor primário do município e levar novas tecnologias aos produtores rurais que buscam as capacitações.
“Esse é o olhar diferenciado do governador Wilson Lima pelo homem do campo. Estamos apoiando as feiras agropecuárias realizadas no interior. E em São Sebastião não seria diferente. Isso valoriza o produtor rural, para que ele possa aplicar esse conhecimento em sua propriedade, produzindo um alimento de qualidade e, consequentemente, gerando renda para sua família; e movimentando a economia no município”, ressalta Daniel.
Os cursos serão ministrados na sede da UEA do município, situado na rua Raimundo Viana, bairro São Francisco, entre os dias 31 de julho a 3 de agosto, das 8h às 17h. Para mais informações, basta acessar as redes sociais ou o site da Sepror.
Programação
31/07 – Quinta-feira
8h às 12h- Pastejo Rotacionado;
14h às 16h – Produção de Silagem;
1º/08 – Sexta-feira
8h às 9h – Fruticultura: Goiaba, Graviola e Acaí;
10h às 11h – Fruticultura; banana e cupuaçu;
11h às 12h – Práticas e conceitos do associativismo;
8h às 16h – Boas Práticas de Manejo e Gestão da Piscicultura;
14h às 15h – Enxertas de Citrus;
14h às 17h – Fabricação de Derivados de mandioca e melhoramento da farinha;
02/08 – Sábado
8h às 12h – Horta Caseira;
14h às 16h – Produção de Compostos Orgânicos;
03/07 – Domingo
8h às 12h – Boas Práticas de Criação de Aves de Corte e Postura;
14h às 16h – Empreender coletivamente nas compras.