SES-AM realiza capacitação para servidores de saúde dos municípios que integram a Calha do Baixo Amazonas

O treinamento visa à qualificação dos servidores, com foco na eficiência da gestão

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realiza, na terça e nesta quarta-feira (23 e 24/07), uma oficina na recém-criada Gerência Estadual de Saúde do Baixo Amazonas, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), direcionada aos servidores que atuam nas áreas administrativas dos municípios dessa região.

O propósito da oficina, de acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, é a integração entre os profissionais, a valorização dos servidores pelo Governo do Amazonas e a qualificação com foco na eficiência da gestão.

A 1ª Oficina de Capacitação e Implantação do Projeto Conexão DGTES realizada pelo Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, com apoio da Secretaria Executiva Adjunta de Regionalização (SEAR), da SES-AM, faz parte das estratégias que visam à qualificação contínua dos servidores. A iniciativa integra as ações previstas dentro do Programa Saúde Amazonas.

“É muito importante treinamentos como esses, uma vez que garantem maior interação, integração e eficácia nas ações realizadas pela Secretaria”, ressalta Nayara Maksoud, lembrando que, em maio deste ano, o Governo do Amazonas implantou a Gerência Estadual de Saúde do Baixo Amazonas, em Parintins. Com essa iniciativa, acrescenta a secretária, descentraliza e agiliza as ações administrativas com equipe local, para coordenação, planejamento e monitoramento voltado para a assistência e vigilância na região. A ideia é ampliar o mesmo sistema para as demais calhas.

Capacitação

Segundo a diretora do DGTES da SES-AM, Fabiana Gurgel, nas oficinas estão sendo abordados conteúdos para gestão de pessoas, processos de trabalho (rotinas e fluxos), Avaliação Periódica de Desempenho (APD), Políticas de Humanização e Educação Permanente, com ênfase na comunicação eficaz, visando, principalmente, à valorização dos trabalhadores e trabalhadoras da SES-AM.

Gurgel informou que, na terça-feira, as equipes realizaram oficinas com a participação das equipes de Gestão de Pessoas de Parintins e Barreirinha (a 331 quilômetros de Manaus) e da Gerência Estadual do Baixo Amazonas. Na quarta-feira (24/07), a oficina acontece na modalidade remota, com a previsão de participação das equipes dos municípios de Maués, Nhamundá e Boa Vista do Ramos (a 276, 383 e 271 quilômetros de Manaus, respectivamente).

A diretora do DGTES destaca que a implantação do Projeto Conexão DGTES cumpre orientações da SES-AM, para o desenvolvimento de ações de melhoria da comunicação e valorização dos servidores da saúde da capital e dos municípios.

“O Projeto Conexão DGTES consiste na realização de oficina de capacitação e implantação dos Núcleos de Gestão de Pessoas (NGP) e de Educação Permanente e Humanização (Nepshu) nas Regionais de Saúde do Amazonas”, detalhou.

A servidora Lídia Souza, do município de Barreirinha, participante da oficina, relatou que o evento está sendo muito relevante para o aprimoramento dos conhecimentos e formação profissional. “Com certeza contribuirá para melhorar ainda mais o meu trabalho, na minha unidade”, disse.

A servidora Rosany Moraes, que atua no Hospital Jofre Cohen, de Parintins, observou que a oficina esclareceu dúvidas e lhe ajudou a dar direcionamentos a diversas situações voltadas para o atendimento do servidor, na unidade. “Importante que envolveu não somente as equipes de Recursos Humanos, mas também outros setores administrativos”, avaliou.


Descubra mais sobre Portal Arrasta pra Cima

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

By Portal Arrasta pra cima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts