A equipe de bombeiros que integra a Operação Aceiro 2024, em Tapauá, ministrou a palestra “Prevenção às queimadas e combate a incêndio”, na quinta-feira (25/07), para alunos da Escola Municipal Pantaleão, no município (a 449 quilômetros de Manaus). O trabalho de conscientização tem sido realizado em escolas da rede pública e em comunidades ribeirinhas e rurais no interior do estado.
De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Freitas, a conscientização da população que mora em municípios do interior é peça-chave na prevenção às queimadas e, também, para que saibam como proceder diante de um incêndio.
“A conscientização da população também é uma vertente de atuação da Operação Aceiro. Nossos militares estão intensificando o combate aos incêndios no interior, mas também, assim como em Tapauá, fazem esse trabalho de prevenção com os alunos de escolas públicas e em comunidades rurais”, disse coronel Alexandre Freitas.
Nas comunidades rurais e ribeirinhas do interior, as equipes de bombeiros atuam com palestras de práticas de manejo do pasto sem fogo, forma correta de fazer aceiro, que é um caminho livre de vegetação para evitar a propagação das chamas em caso de incêndio.
Operação Aceiro
Desde o mês de junho, o Corpo de Bombeiros tem intensificado as ações de combate aos incêndios no interior por meio da Operação Aceiro, com reforço de efetivo, viaturas e equipamentos. A denominação da missão faz referência a técnica de fazer aceiro, uma das práticas muita usada no combate aos incêndios em área de vegetação.