Os moradores do Parque Solimões, no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus, comemoraram com entusiasmo o início das obras da nova etapa do programa Asfalta Amazonas, que foi vistoriado pelo governador Wilson Lima nesta segunda-feira (05/08). A pavimentação e drenagem das principais ruas do bairro, representam um alívio para a comunidade, que agora vê um futuro livre de alagamentos e com melhores condições de vida.
Para Neia Araújo, que vive no bairro há três anos, a emoção de ver as máquinas trabalhando é indescritível. “Hoje, vendo isso acontecer, o governo usando pessoas para abençoar nossas vidas, não tem como descrever. Vendo essa evolução, o asfalto chegando, eu fico emocionada porque eu não tenho palavras. Nós vamos sair da lama, vai parar a lama nas nossas casas, areia, poeira, tudo,” compartilha Neia, visivelmente emocionada com as transformações que a obra trará para o seu cotidiano.
As obras, concentradas na rua Praia de Icaraí, uma das principais vias do Parque Solimões, incluem troca de solo e instalação de um sistema de drenagem com tubos de concreto de 1.000 milímetros de diâmetro, garantindo o controle das águas pluviais e prevenindo alagamentos. Os serviços são coordenados pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).
Alessandra Deodato, moradora do bairro há dois anos e mãe de sete filhos, também está entre as mais entusiasmadas com as mudanças que se aproximam. “É muito bom, a gente se sente muito feliz em ver que as coisas estão melhorando. Porque a gente que tem filho, a gente pensa mais nos nossos filhos, no futuro deles. Nós vamos ver nossos filhos em um ambiente melhor,” comenta Alessandra, que acredita que o asfalto trará não apenas conforto, mas também segurança e bem-estar para sua família.
Além da rua Praia de Icaraí, as obras se estenderão para outras três ruas do Parque Solimões: Praia do Arpoador, Ponta Negra e Praia do Futuro, totalizando mais de quatro quilômetros de vias que serão pavimentadas.
Asfalta Amazonas
O programa Asfalta Amazonas, lançado em julho pelo governador Wilson Lima, destina R$ 80,8 milhões para a recuperação e expansão da malha viária da capital, beneficiando bairros como o Parque Solimões e comunidades como a do Tarumã. Desde 2019, os investimentos em infraestrutura viária somam R$ 4,6 bilhões, gerando mais de 70 mil empregos em todo o estado.