A Carreta da Saúde do Governo do Amazonas começou, na terça-feira (06/08), os atendimentos no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). Com oferta de exames de imagens, como mamografia e diversos tipos de ultrassonografia, a unidade móvel da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) deve realizar cerca de 2,7 mil procedimentos no município até o dia 23 de agosto.
Estacionada no Bumbódromo, os atendimentos acontecem de 8h às 12h e 13h às 17h. Parintins é o sexto município a receber os atendimentos da Unidade Móvel, sendo o primeiro da calha do Baixo Amazonas.
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a Carreta da Saúde dá acesso a exames que são importantes para identificação de doenças de forma precoce. “Dessa vez a Carreta pegou o rio e estamos em Parintins, onde vamos realizar exames de imagens. No município, também estamos disponibilizando consulta com clínico geral para aquelas pessoas que ainda não possuem encaminhamento médico para realização dos procedimentos”, disse.
“Eu cheguei cedo, vim de outro município e o procedimento, o atendimento, foram de qualidade, muito bom e eu espero que continue essa ação do governo”, afirmou o vigilante Edvan Baraúna, morador de Barreirinha. “Fiz exame de ultrassom da próstata e peço que os homens procurem, pois saúde é coisa séria e que eles não tenham vergonha, não tenha esse lado de machismo, pois é eficiente para nós, essencial para a nossa saúde”, comentou.
Acompanhando a avó em um exame de tireoide, a autônoma Fernanda Tavares, agradeceu a rapidez do atendimento. “Foi muito bom, rápido, as pessoas são muito atenciosas. A enfermeira que deu atendimento para a minha avó, deu a prioridade para ela por conta da idade, então, tudo muito bom, só tenho a agradecer”, disse.
A assistente administrativa, Eliane Bezerra, comentou sobre a importância de fazer os exames preventivos para saúde da mulher, mas também para o público masculino no município.
“É muito importante esses exames para nós mulheres, mas também eu vi vários homens. Fico muito agradecida ao Governo do Amazonas por nos proporcionar, nos ajudar com relação a nossa saúde, porque precisamos fazer checkup, vários exames que são importantes”, ressaltou.