Em três ações distintas, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) prendeu, entre a segunda-feira (05/08) e esta quarta-feira (07/08), um homem, de 31 anos, no município de Tonantins (a 865 quilômetros de Manaus), e apreendeu quatro armas de fogo nos municípios de Iranduba (a 27 quilômetros da capital) e Japurá (a 744 quilômetros de Manaus).
As ações que reforçam o policiamento no interior do Amazonas foram deflagradas durante a Operação Fronteira Mais Segura/Protetor das Fronteiras, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
A primeira ocorrência foi registrada por volta das 10h, de segunda-feira, após os policiais da Força Tática terem abordado a embarcação Glória Deus IV. Durante a revista, os agentes notaram o nervosismo e tentativa de fuga de um passageiro. O homem foi abordado e durante a detenção, os policiais apreenderam na bagagem do suspeito, quatro tabletes de cocaína, dois tabletes de oxi e um aparelho celular. Ao todo, as drogas foram avaliadas em R$367 mil.
O suspeito foi preso em flagrante e encaminhado para o 54° Distrito de Polícia de Tonantins (DIP), onde responderá pelo crime de tráfico de drogas.
Iranduba e Japurá
Em outra ação, a equipe da Força Tática apreendeu, ainda na noite de segunda–feira (05/07), entorpecentes, armas de fogo e munições.
Os policiais receberam a denúncia por meio da Força Comando, de que haviam suspeitos armados e comercializando entorpecentes no ramal do Janauari. No local, a equipe avistou os dois suspeitos, que fugiram ao perceberem a presença dos policiais.
Após varredura nas proximidades, foram encontradas três armas de fogo, duas porções de oxi, uma porção de cocaína, duas porções de skunk e munições. O material foi apreendido e encaminhado para 31° DIP de Iranduba.
E no município de Japurá, os policiais das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) receberam uma denúncia anônima de que uma embarcação do tipo “draga”, estaria instalada em uma área protegida, na comunidade do Cláudio.
Os policiais foram até o local e encontraram a embarcação abandonada, juntamente com uma espingarda calibre 20, sete cartuchos de espingarda e uma motosserra. Todo o material foi apreendido e encaminhado para o 59° DIP.
No total, as três apreensões geraram danos de mais de R$384 mil ao crime organizado.