Em mais uma ação do Governo Presente, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar esteve presente no Colégio Militar da Polícia Militar – Unidade 1, no bairro Petrópolis, zona sul, neste sábado (17/08), para a entrega de certificados para os alunos que concluíram os estudos por meio do Provão Eletrônico. No total, mais de 2 mil pessoas concluíram os estudos por meio do provão, em 2024.
Durante a cerimônia, estiveram presentes o governador Wilson Lima, a secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça, entre outros secretários de órgãos estaduais. A entrega do certificado marca o encerramento de um ciclo para estes alunos que, a partir de agora, receberam os diplomas de conclusão do Ensino Fundamental e Médio. Durante a ação, a Secretaria de Educação também realizou novas inscrições para os interessados em realizar o Provão Eletrônico.
Entre outros serviços da Secretaria de Educação, que também integraram os serviços prestados ao público presente, estiveram o atendimento do Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise), a Comissão Permanente de Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual (Ceams), a Coordenação de Atenção à Saúde Psicossocial (Casp) e o canal “Seduc Atende”.
Segundo a secretária Arlete Mendonça, a 11ª edição do Governo Presente foi uma grande mobilização conjunta entre os diversos setores do Estado, como o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), entre tantos outros, e a Secretaria de Educação não poderia estar ausente.
“Estamos aqui à disposição para atendê-los para que possamos estreitar esses laços da educação junto com a comunidade”, disse a secretária.
O provão eletrônico
Os alunos Marcos Antônio Saraiva e Fábio Costa marcaram o sábado com o recebimento do certificado. Concluindo o Ensino Médio, Marcos e Fábio receberam os certificados das mãos do governador Wilson Lima e da secretária de Educação, Arlete Mendonça.
Segundo o estudante Fábio Costa, foram dois anos estudando para poder conseguir o certificado de conclusão do Ensino Médio. Para ele, foi extremamente gratificante porque, a partir de agora, com o certificado em mãos, ele poderá ajudar sua família e a si mesmo a ter um futuro melhor.
“Eu quero agradecer ao estado do Amazonas pela oportunidade. Futuramente, eu quero conseguir outro certificado, que é de um curso técnico e futuramente uma faculdade”, disse o aluno.
A gerente de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed), da Secretaria de Educação, Kátia Mendes, afirmou que com os estudantes deste sábado já foram mais de 2 mil certificados emitidos e entregues em 2024.
“É importante essa conclusão do ensino para o mercado de trabalho e beneficia todos que buscam a sua escolarização, conclusão do seu ensino Fundamental ou do seu Ensino Médio, por meio do provão eletrônico”, disse a gerente.