A Carreta de Apoio à Saúde do Governo do Amazonas tem garantido mais qualidade de vida para os moradores da zona leste de Manaus, com a oferta de exames de mamografia e ultrassonografia. A unidade móvel está no estacionamento da Maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, bairro São José, e já realizou mais de 400 exames, desde que iniciou os atendimentos, no dia 7 de agosto.
A estrutura é coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), e segue até a sexta-feira (23/08) com os serviços oferecidos. O aposentado Raimundo Cordeiro, 71, conseguiu realizar o exame de ultrassonografia de abdômen total, e disse que achou importante a disponibilidade da unidade de saúde para sua vida.
“Graças a Deus apareceu a Carreta da Saúde, trazendo esse exame que para mim é prioridade; saúde a gente não compra; temos que adquirir buscando ela quando tem facilidade”, afirmou.
A autônoma Luana Araújo, 20, está grávida e veio fazer também seu exame de ultrassonografia. Segundo ela, a praticidade para realizar foi um dos pontos positivos. “Eu achei bem próximo de casa, e facilitou mais para mim, e foi bem rápido”, declarou.
Exames oferecidos
Além de mamografia, as Carretas de Apoio à Saúde oferecem os exames ultrassonografia de abdômen total, de abdômen superior, de tireoide, mama, de próstata via abdominal, de aparelho urinário, obstétrica, transvaginal e pélvica.
A SES-AM ressalta que os exames são direcionados a pacientes, mulheres e homens, que já passaram pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e estão com a autorização de encaminhamento já inseridos no sistema de regulação.
“A carreta está sendo importantíssima porque traz acessibilidade ao usuário facilitando a questão dos exames, da realização de diagnósticos de imagem, além de, claro, a gente conseguir tratar em tempo hábil todos os tipos de diagnósticos que são realizados através dos exames de imagem”, disse Secretária Executiva da Assistência da SES-AM, Liege Menezes.
Mobilidade
Conforme a SES-AM, as duas Carretas de Apoio à Saúde já percorreram todas as regiões da capital e, também, estão no interior, onde já passaram por Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Rio Preto da Eva, Iranduba e Presidente Figueiredo (a 176, 68, 115, 57, 27 e 117 quilômetros de Manaus, respectivamente), onde realizaram 6.590 exames.
Após os atendimentos nos seis municípios da Região Metropolitana, uma das unidades foi deslocada Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), onde iniciou os serviços no dia 6 de agosto, e a outra unidade móvel voltou para realizar atendimentos em Manaus.