A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) Centro-Sul, promoveu sete palestras de conscientização sobre violência doméstica como parte da Operação Shamar. As atividades foram realizadas nos municípios de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus) e Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), entre os dias 12 e 26 de agosto.
A Operação Shamar, que ocorre durante todo o mês de agosto, tem como objetivo combater a violência contra as mulheres. Segundo a delegada Patrícia Leão, titular da DECCM Centro-Sul, foram realizadas cinco palestras em Itacoatiara, com a participação de 698 pessoas, e duas em Iranduba, com 468 participantes.
“Além das palestras, realizamos várias visitas a mulheres que enfrentaram situações de violência nesses municípios. Também promovemos panfletagens e orientações nas ruas e feiras, com o intuito de reforçar a atuação da Polícia Civil no combate a esses crimes”, explicou a delegada Patrícia Leão.
Durante as duas semanas de ação, as equipes policiais forneceram informações sobre a Lei Maria da Penha e as medidas protetivas, ampliando o conhecimento e apoio para o enfrentamento da violência doméstica.