Moradores da Comunidade Agrovila, localizada no Tarumã-Mirim, zona rural de Manaus, comemoram a implantação do Projeto Água Boa, iniciativa do Governo do Amazonas. Cerca de 186 famílias estão sendo beneficiadas com instalação de purificador e caixas d’água, tornando o acesso à água potável mais fácil e seguro. O sistema de água foi entregue pelo governador Wilson Lima, nesta sexta-feira (30/08).
A nova infraestrutura deve transformar o dia a dia dos moradores, especialmente durante os períodos críticos de estiagem. Além disso, também reduz os riscos à saúde associados ao consumo de água de fontes não tratadas. Para os residentes, como Anselmo Coelho, 44 anos, a chegada do projeto é motivo de alívio e impacta diretamente a qualidade de vida das famílias.
“Vai melhorar para todos nós aqui da comunidade, principalmente para as crianças. Eu tenho um filho. Todos nós aqui da comunidade agradecemos porque com a época da seca fica complicado para pegar água. O igarapé fica longe, e quando seca, é muito longe, então complica. A gente agradece”, afirmou Anselmo.
No local, os moradores utilizam um antigo poço, onde a água estava imprópria para consumo. Por meio dos purificadores, a água é coletada e conduzida por tubulações até uma caixa d’água com capacidade de 5 mil litros. Na caixa, a água passa por um processo inicial de separação de impurezas e recebe adição de cloro para desinfecção. Em seguida, a água é direcionada para um filtro que contém minerais, proporcionando uma purificação ainda mais rigorosa. Ao abrir a torneira, a água, totalmente tratada, está potável e pronta para o consumo.
A moradora Lucila Souza, 53 anos, também destacou satisfação com o novo sistema, que agora deve atender a demanda da comunidade. “Era devagar, mas agora está bacana, né? Porque agora tem duas caixas, está dando mais água, porque era pouca água. Às vezes a gente ficava sem água”, comentou Lucila.
Projeto Água Boa
Desde 2019 o Governo do Amazonas já entregou 585 sistemas do projeto Água Boa e instalou 550 estruturas em 55 municípios do Amazonas, bem como seis Estações de Tratamento de Água Móvel. Somente em 2024, 20 sistemas já foram instalados e até o final do ano, o objetivo é implantar mais 35 purificadores em comunidades com dificuldade de acesso à água potável.
Em ação de preparação e resposta da Operação Estiagem 2024, o Governo do Amazonas também já enviou 100 caixas d’água de 500 litros para armazenamento de água.