As Forças de Segurança do Amazonas não registraram nenhuma ocorrência de grande vulto durante os três dias do Festival de Cirandas 2024, evento realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, entre sexta-feira (30/08) e domingo (1º/09), no município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). A operação integrada foi coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
O secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (Seagi), coronel Almir Cavalcante destacou o trabalho integrado entre as forças de segurança e órgãos das esferas estaduais, municipais e federais.
“O Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L), montado no parque Ingá, realizou reunião com todos os entes que fazem parte do Colegiado para que pudéssemos ter um controle no local. O Governo do Estado está de parabéns, assim como os órgãos municipais e também as forças de segurança”, disse Almir Cavalcante.
Durante os três dias de evento, servidores da Polícia Militar (PMAM), Polícia Civil (PC-AM), Corpo de Bombeiros (CBMAM), Corregedoria da SSP-AM e Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) estiveram presentes para garantir a segurança durante o evento.
Central Integrada de Fiscalização
Durante todo o evento, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou com apoio da SSP-AM e demais órgãos de proteção à criança e ao adolescente, a Central Integrada de Fiscalização (CIF). Com foco em bares e similares, a ação inibiu a venda de bebidas alcoólicas e a permanência de menores de idades nesses ambientes.
De acordo com o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Igor Reis, com a integração de todos os órgãos, a CIF foi concluída com êxito. “Tivemos o empenho de todos e o resultado não poderia ser diferente. Entregamos um Festival. Entregamos um Festival tranquilo para todos e com isso, todos saímos vencedores”, afirmou o tenente-coronel.