O Governo do Amazonas entrega, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), nos próximos dias, mais uma etapa concluída das obras de reforma e revitalização do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. João Lúcio Pereira Machado, na zona leste de Manaus. Os trabalhos estão sendo executados por etapas, de forma a garantir, sem interrupções, o funcionamento da unidade, que é referência em neurocirurgia e politrauma, no Amazonas.
Nessa fase, disse a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, estão sendo concluídas duas salas do centro cirúrgico, a primeira parte da reforma do espaço de Recuperação Pós-Anestésica (RPA), além de vestiário, copa, depósito e duas salas de descanso para os profissionais de saúde. O valor do investimento do Governo do Amazonas na obra do HPS João Lúcio é de R$ 1,6 milhão.
As obras na saúde estão acontecendo em todas as zonas da cidade, executadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). Conforme explica o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, os serviços fazem parte do pacote de obras lançado pelo Governo do Amazonas para o setor, com investimento total de R$ 279,5 milhões. “Incluem construção, reforma e ampliação de 17 unidades hospitalares na capital e interior”, destaca.
As ações representam, na avaliação da secretária Nayara Maksoud, um passo significativo no processo de modernização e melhoria da qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população. “São ações que fazem parte do Programa Saúde Amazonas, criado pelo Governo do Estado e desenvolvido pela SES-AM, com o propósito de investir no fortalecimento da rede pública”, ressalta.
Nayara Maksoud observa que, no João Lúcio, os trabalhos abrangem a reforma e adequação de cinco salas cirúrgicas, além de demais espaços da unidade, como sala de apoio e de espera, de escovação, de circulação, de materiais e equipamentos, dentre outros. Em março deste ano, de acordo com ela, foram concluídos a área administrativa e o auditório da unidade, farmácia e o setor de arquivo e faturamento.
Outras obras
A secretária reforça que o Governo do Amazonas tem trabalhado continuamente para melhorar as estruturas das unidades e, com isso, garantir à população o acolhimento necessário. No HPS 28 de Agosto, na zona centro-sul, as obras estão em fase de conclusão. Na área de emergência, no térreo, já foram realizados serviços de pintura, manutenção elétrica e hidráulica e troca de piso. No segundo andar o espaço está sendo ampliado para receber 50 novos leitos.
No Hospital do Coração Francisca Mendes, na zona norte, já foram realizadas a demolição e remoção da estrutura existente no chamado bloco 1 da unidade, além da implantação de instalações sanitárias e início da construção de uma nova enfermaria. A reforma do Francisca Mendes vai permitir a criação de 57 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Também inclui reforma do heliponto, ampliação e adequação de espaços, construção de nova sala de ressonância magnética, nova cobertura, reforma do estacionamento, revisão e manutenção das instalações elétricas, hidráulicas e de combate a incêndio, instalação de forro e climatização das novas áreas, entre outras melhorias.
Outra obra em andamento é a ampliação do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam), na zona centro-oeste. A unidade, que atualmente possui 531,27 metros quadrados de área construída, passará para 1.902. Vai ganhar um novo refeitório, área administrativa, uma nova enfermaria e sala de observação, além de estruturação da climatização e infraestrutura do entorno do prédio, como abrigo de gás e de compressores de ar comprimido medicinal, instalação de grupo gerador, plataforma elevatória, entre outras.
Estão também em execução serviços de manutenção do Centro de Atenção à Melhor Idade (Caimi) Paulo Lima, na zona sul, e dos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) Joventina Dias e São Raimundo, na zona oeste, e Eliameme Mady, na zona norte. Além disso, obras de revitalização e adequação do Hospital Geraldo da Rocha, na zona leste, da Maternidade do Alvorada, na zona centro-oeste, e do Hospital Regional de Humaitá, que irá receber 10 leitos de UTI.
O Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), anexo à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), zona centro-oeste, será concluído este ano e passará a funcionar como unidade de referência para prevenção ao câncer de colo de útero, doença de alta incidência no Amazonas.
Entre as obras já entregues estão a estruturação do centro cirúrgico e da rede de gases da Fundação Alfredo da Matta, zona sul, as adequações do novo laboratório do 28 de Agosto e do estacionamento do Instituto da Mulher Dona Lindu, serviços de manutenção na Policlínica Antônio Aleixo, na zona leste, nos SPAs Coroado, zona leste, e Alvorada, zona centro-oeste, e na maternidade Azilda Marreiro, zona norte.