O cumprimento de mais uma etapa no curso de formação para Policial Militar é motivo de orgulho e de sonho realizado na vida dos mil alunos soldados da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), que entraram na fase de estágio supervisionado para o exercício das atividades de combate à criminalidade do estado. Na última segunda-feira (09/09), o governador Wilson Lima fez a revista da tropa, no bairro Nova Cidade, zona norte de Manaus.
O estágio supervisionado ocorrerá de setembro a dezembro. Os alunos soldados irão cumprir escalas de policiamento a pé e motorizado em viaturas de duas e quatro rodas, no 1° e 2° turnos, de segunda a sábado. Com a inserção desses mil novos policiais militares nas ruas de Manaus, a população terá um ganho significativo em termos de segurança.
“Estamos reforçando, conforme a determinação e as orientações do governador Wilson Lima, com mil novos policiais que vão iniciar a fase do estágio supervisionado. É mais um compromisso com a sociedade de levar cada vez mais segurança para a população amazonense”, comentou o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva.
Os novos policiais militares ingressaram na PMAM a partir do Concurso Público realizado pelo Governador Wilson Lima, em 2022, e iniciaram o Curso de Formação de Soldados em dezembro de 2023.
A aluna soldado Rebecca Tavares, 26, afirmou que está preparada para exercer a sua função. “Desde o primeiro dia foi um sonho entrarmos na Polícia Militar. Passamos nove meses sendo treinados e preparados para esse momento. Fomos preparadas pelas melhores equipes, melhores policiais militares. Estamos prontos para servir e proteger a sociedade”
Para o aluno soldado Marcos Saraiva, 34, é mais uma etapa de realização do seu sonho na Polícia Militar. “Para nós é um sonho se realizando ao concluir a primeira fase do curso, que foi a parte teórica, e indo agora para a prática para poder aplicar todos os nossos conhecimentos adquiridos durante o curso e poder reforçar a segurança pública do estado do Amazonas”, destacou.
O estágio supervisionado marca o início da vivência real nas ruas, onde os alunos soldados terão a oportunidade de aplicar técnicas de patrulhamento, abordagem e atendimento ao público, sempre com foco na preservação da ordem e na segurança da população. Esse contato direto com a realidade do serviço policial é essencial para formar profissionais mais preparados e conscientes de suas responsabilidades.