Sect recebe registros dos 100 primeiros títulos definitivos dos moradores do Conjunto Boas Novas, na zona norte

Os moradores vão poder realizar o sonho da regularização de seus imóveis

A Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) recebeu, nesta quinta-feira (12/09), no Cartório Sumaúma – 6º Ofício de Registro de Imóveis, os registros dos 100 primeiros títulos definitivos dos moradores do Conjunto Boas Novas, na zona norte de Manaus. Os títulos definitivos de propriedade integram o programa Amazonas Meu Lar, lançado pelo governador Wilson Lima, em agosto de 2023, que oferece como uma das soluções de moradia a regularização de imóveis.

A previsão, de acordo com a secretária da Sect, Renata Queiroz, é que os registros de mais mil títulos sejam entregues, no total, marcando um momento histórico para o Estado e para os moradores do local, que vão poder realizar o sonho da regularização de seus imóveis.

A ação, disse a secretária, contou com o apoio da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) e da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ/TJAM), além do próprio cartório, que abriu as matrículas e está registrando os títulos em nome dos beneficiários, num processo inovador, 100% digital, garantindo total celeridade.

“Os títulos dessa área, que foram emitidos entre 2014 e 2018, estavam pendentes de registro e, portanto, sem validade. Agora, estão sendo revisados. A atual administração, sob a condução do governador Wilson Lima, tem dado total atenção à área habitacional, resolvendo os entraves burocráticos para garantir casa própria, em especial, à fatia da população mais necessitada”, ressaltou a secretária.

Segundo Renata Queiroz, a Sect, junto com PGE-AM e Corregedoria, trabalhou arduamente para resolver os imbróglios legais que impediam a regularização dessas terras. “Com isso, e em cooperação com a Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab), conseguimos o desmembramento das matrículas necessárias para o registro dos imóveis”, explicou. A regularização fundiária também faz parte do Programa Amazonas Meu Lar, que é executado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Unidade Gestora de Projetos Especiais (SECT), Suhab e Sect.

O secretário da Suhab, Jivago Castro, observou que a parceria entre os órgãos possibilita momentos como esse. “O Termo de Cooperação Técnica, assinado recentemente entre as Suhab e Sect, possibilitou ainda mais o avanço nos processos de regularização fundiária no Amazonas e, sempre que necessário, os órgãos estaduais estão se unindo para entregar mais ações e políticas públicas que beneficiam a população”, ressaltou.

Além disso, disse Jivago, a parceria entre as instituições é primordial para a resolução dos processos de regularização fundiária, pois são muitas etapas que precisamos trabalhar para de fato, chegar até a aprovação da regularização de um conjunto e realizar a entrega do título definitivo para aquelas famílias que estão aguardando há 20 ou 30 anos, a posse do seu imóvel.

Apoio

Os cartórios do 4º e 6º Ofício desempenharam papel fundamental nesse processo, disse Renata Queiroz. “A matrícula desses imóveis estava registrada no 4º Ofício, na área do Conjunto Cidade Nova. Foi preciso realizar o desmembramento, criar uma nova matrícula e encaminhá-la para o 6º Ofício. O cartório, sob a coordenação do titular, Anibal Rezende, trabalhou intensamente para concluir o processo dentro do prazo”, afirmou.

As áreas relacionadas a esses títulos passarão, agora, por novas vistorias, para identificar moradores e ocupantes. “Em seguida, os títulos definitivos serão emitidos e devidamente registrados no cartório, em nome dos moradores, garantindo que a população possa finalmente realizar o sonho da regularização de seus imóveis”, destacou Renata Queiroz.

O Cartório Sumaúma abriu mais de mil matrículas e registrou os títulos em nome dos beneficiários, informa a secretária. “Este processo, todo digitalizado, representa um avanço significativo na regularização fundiária no Amazonas, garantindo que os moradores do Boas Novas, finalmente, tenham seus direitos de propriedade reconhecidos”, reforçou.

By Portal Arrasta pra cima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Pular para o conteúdo