Entre os dias 18 e 24 de setembro de 2024, alunos de cinco escolas públicas de Manaus terão a oportunidade de assistir ao videoclipe “Espelhos Espalhados”, do músico e compositor Leandro Negreiros. O projeto, contemplado em edital da Lei Paulo Gustavo, executado pelo Governo do Estado do Amazonas, é uma das iniciativas agraciadas pelo Chamamento Público do Conselho Estadual de Cultura (Conec) e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Lançado em março deste ano, durante o show “Parada Brega”, na Praça do Armando Mendes, o videoclipe “Espelhos Espalhados” oferece uma reflexão sobre escolhas e conflitos cotidianos no mundo moderno. Com direção e fotografia de Fernando Toller e direção de arte de Michelle Moraes, a produção é uma releitura contemporânea do Mito da Caverna e de “Alice no País das Maravilhas”.
As exibições vão acontecer diariamente, às 15h, nas instituições Isaac Sverner e Dom Jackson Damasceno, localizadas na Zona Leste; Professora Francisca Campos Corrêa e Maria Rodrigues Tapajós, na Zona Oeste; e Nossa Senhora Aparecida, na Zona Sul.
Leandro Negreiros comentou sobre a importância da atividade para os jovens: “Eu trago um trabalho que é diferenciado, tanto na fotografia quanto na letra, que é muito bem pensada. Ela traz uma reflexão sobre a vida moderna, tudo isso de forma metafórica”, define.
Palestra sobre MPB
Além da projeção do videoclipe, os alunos terão a oportunidade de participar de uma palestra sobre Música Popular Brasileira (MPB), promovendo uma imersão cultural e educativa.
Recentemente, o videoclipe foi selecionado para integrar a programação do Canal Box Music Brazil a partir de outubro de 2024, ampliando ainda mais sua visibilidade e impacto. Além disso, ele está concorrendo em cinco categorias no oitavo Prêmio Profissionais da Música, que ocorrerá em Brasília.
Ao unir a exibição do videoclipe com uma palestra sobre música brasileira, os jovens terão a oportunidade de se conectar com a cultura local e ampliar seu entendimento sobre as várias formas de expressão artística. A iniciativa destaca o papel fundamental da arte na educação, incentivando a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes.
O projeto não só enriquece o ambiente escolar mas também reforça a importância da cultura e da arte como ferramentas educacionais para as novas gerações.