Usando a telemedicina para diagnóstico de doenças oculares, a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) lançou o TeleOftalmo, nesta sexta-feira (20/09), na Policlínica Gerontológica Darlinda Esteves Ribeiro, localizada na avenida Brasil, 11.430, bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus.
Executado pela Policlínica Gerontológica Darlinda Esteves Ribeiro, vinculada à FUnATI, o projeto tem como objetivo utilizar exames de retinografia gratuitos de alta qualidade para ampliar o acesso à assistência oftalmológica e cobrir áreas remotas da região amazônica. O serviço é da oferta nacional articulada com Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde via Telessaúde Goiás.
A operação se utiliza da estratégia de rastrear e diagnosticar as principais doenças oculares como catarata, retinopatia diabética, glaucoma e D.M.R.I (Degeneração Macular Relacionado à Idade), reduzindo o tempo de espera e possibilitando tratamento para complicações previsíveis com o diagnóstico precoce.
De acordo com o reitor da FUnATI, Euler Ribeiro, a telemedicina hoje é fundamental para facilitar o acesso em áreas remotas e otimizar os atendimentos à população idosa que necessita de uma atenção especial.
“A FUnATI tem avançado na oferta de telessaúde na região amazônica, hoje contamos com o apoio nacional da Secretaria de Informação e Saúde Digital (Seidigi) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) para esta transformação digital, estamos preparados”, disse o gestor.
Presente no lançamento, a secretária Executiva de Atenção Especializada e Políticas de Saúde (Seaesp) da SES-AM, Laís Moraes, destaca a importância desta parceria para ampliar o atendimento e o acesso ao exame por meio de ações itinerantes.
“Nosso esforço é integrar os serviços e ofertas junto a FUnATI para uma maior rede de cobertura deste exame tão procurado pela população idosa”, destaca.
Campanhas itinerantes
Após o lançamento do serviço, a FUnATI prevê a realização de campanhas itinerantes em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) para diagnóstico e consultas em áreas com acesso limitado a especialistas. A iniciativa irá possibilitar o diagnóstico e monitoramento das principais doenças oculares em pacientes na atenção à saúde.