O programa Crédito Rosa foi um dos serviços do Governo do Amazonas oferecidos em mais uma edição do programa Governo Presente, neste sábado (21/09), no Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Zilda Arns Zeumann, localizado na rua Santa Marta, Comunidade Jesus Me Deu, bairro Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus. O atendimento do programa teve início às 8h e se estendeu até 14h.
Idealizado pelo governador Wilson Lima, o programa Governo Presente visa levar serviços públicos estaduais para mais perto da população, como emissão de documentos, atendimentos de saúde e opções de fomento.
Ao longo do dia, o programa Crédito Rosa, que é administrado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) em parceria com a Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), ofereceu atendimento, orientação e cadastro mulheres que empreendem e desejam obter o financiamento.
No evento, a empreendedora Stephanie Castro, de 26 anos, recebeu o cheque simbólico do Crédito Rosa. Ela, que trabalha no ramo da beleza há oito anos, encontrou no programa uma forma de alavancar seu empreendimento, um salão de beleza localizado na comunidade Jesus Me Deu.
“Soube do programa por meio de uma amiga que foi contemplada, fui atrás e consegui o financiamento. Estou muito feliz porque vai permitir que eu invista no meu espaço e produtos, aprimorando o atendimento aos clientes”, disse.
Ela ressaltou, ainda, a importância do Crédito Rosa para as mulheres e incentiva que procurem o atendimento do programa administrado pela Seas.
“Meu recado para as mulheres que estão atrás de independência financeira e são empreendedoras é que procurem o Crédito Rosa. Esse programa acredita e incentiva o empreendedorismo feminino. Acredito que muitas mulheres podem ter suas vidas transformadas, que nem a minha”, completou.
Padaria Artesanal
Além do financiamento, alunos do Projeto Padaria Artesanal também receberam das mãos do governador Wilson Lima e da titular da Seas, Kely Patrícia, os certificados de conclusão do curso.
A dona de casa Ana Lúcia Barros, 35, foi uma das participantes do curso, que acontece no Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Teonízia Lobo e tem duração de um dia. O objetivo é que os participantes se tornem agentes multiplicadores em suas comunidades, passando adiante o que foi ensinado na aula.
“Foi uma experiência muito boa! Aprendi as receitas e acredito que vou continuar aplicando meus conhecimentos e também ajudando aqueles que desejam aprender a fazer esses pães. Só tenho a agradecer pela experiência”, disse.
Para a titular da Seas, Kely Patrícia, a iniciativa de levar os atendimentos para mais perto da população, incluindo o Crédito Rosa e a Padaria Artesanal, é reflexo do comprometimento do Governo do Amazonas em garantir que os serviços cheguem para todos.
“É uma maneira de aproximar os serviços do Governo do Amazonas da população e também de oferecer, em um único dia lugar, alguns desses serviços essenciais que fazem a diferença na vida das pessoas”, afirmou.