Jogos sustentáveis, farinha ovinha artesanal e macarrões amazônicos veganos sem glúten foram alguns dos projetos apoiados pelo Governo do Amazonas, apresentados nos estandes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), neste sábado (21/09), na Feira do Empreendedor do Sebrae.
Nos três dias de evento, o público conheceu os pesquisadores e os projetos nos estandes Sustentabilidade e Inovação da Fapeam. A feira recebeu mais de 45 mil pessoas durante os três dias de evento.
Jogos sustentáveis
No estande Sustentabilidade da Fapeam, o público conheceu de perto o projeto “Jogos Intergeracionais Sustentáveis da Amazônia (Jisa)”, do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Programa Centelha 2), Edital n° 014/2021, realizado em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Os jogos são realizados com materiais reciclados e promovem o aprendizado e o desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional de forma divertida e inclusiva.
A coordenadora do projeto Floramara Teles Machado, afirma que a sua participação na Feira do Empreendedor 2024, promovida pelo Sebrae em Manaus, tem grande importância estratégica para o projeto, especialmente considerando o apoio da Fapeam.
“A Feira do Empreendedor oferece rodadas de negócios, networking e palestras com especialistas renomados, proporcionando ao Jisa a chance de expandir suas parcerias com empresas, instituições e iniciativas de impacto, além de explorar novas oportunidades de financiamento e apoio técnico”, explicou a mestre em atividade física e desporto, Floramara Teles Machado.
Macarrões amazônicos
O projeto “Fabricação de macarrões amazônicos veganos e sem glúten” foi uma das atrações do estande Inovação da Fapeam na Feira do Empreendedor do Sebrae.
Desenvolvido pela startup Pastificio Baré, sob a coordenação do empreendedor, Júlio Sá, os produtos veganos e sem glúten, que inovaram o mercado de alimentos, são resultados do Programa Inova Amazônia-Módulo Tração, Edital Nº 001/2023.
Utilizar produtos da diversidade amazônica em massas é um foco sustentável e nutritivo da Pastificio Baré. “A Pastificio Baré é mais do que uma fábrica de massas; é uma ponte entre a rica biodiversidade amazônica e a culinária global. Estar no evento traz a oportunidade de promover os produtos sustentáveis, além de estabelecer parcerias”, comentou Júlio Sá.
Farinha ovinha
Outro empreendedor que também participou do estande Inovação da Fapeam foi o Andrey Ricardo da Silva Nery, da Rico Farinha. O projeto é resultado do Programa Inova Amazônia-Módulo Tração, Edital Nº 001/2023.
A Rico Farinha é cultivada e produzida com um manejo sustentável, sem agrotóxico, pela Associação dos Produtores Agroextrativista da Floresta Nacional de Tefé (Apafe). A Rico Farinha comercializa a tradicional farinha Uarini, conhecida por sua qualidade, crocância e sabor único.
“Produzida artesanalmente pela Apafe, a farinha carrega a autenticidade e a sustentabilidade da região, sendo cuidadosamente empacotada e distribuída para consumidores que valorizam produtos genuínos e de origem responsável”, comentou Andrey Ricardo da Silva Nery, da Rico Farinha.
A participação da Fapeam na Feira do Empreendedor é uma ação de divulgação científica e popularização da ciência, que levou para o evento, durante os três dias, o empreendedorismo de base tecnológica, produtos sustentáveis e inovadores, além de informações institucionais e chamadas públicas vigentes, que interessam a estudantes, pesquisadores e comunidade em geral.